Zema anuncia protocolo para retomada da economia; abertura deve ocorrer em duas a três semanas

zema protocolo abertura
Zema defini protocolo para reabrir comércio (Henrique Coelho/ BHAZ + Amanda Dias/ BHAZ)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), detalhou, nessa quarta-feira (22), o plano de retomada da economia mineira. O mandatário intitulou o protejo de “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo” e informou que a decisão de aderir, ou não, à iniciativa é da gestão municipal.

As prefeituras que optarem por seguir o protocolo de Zema vão retomar vários setores da economia em um prazo de duas a três semanas. O mandatário do Executivo mineiro dividiu os setores da economia em quatro grupos e os diferenciou por cores: branco, verde, amarelo e vermelho (veja mais abaixo).

Zema apresenta flexibilização (@RomeuZema/ Twitter/ Reprodução)

Zema justificou pelas redes sociais – onde foi anunciado o protocolo – que, até o momento, as medidas de isolamento social foram eficazes para reduzir a contaminação da Covid-19 no Estado e que “qualquer tentativa de flexibilização deve ser tomada com cautela”. O governador garantiu ainda que o processo será acompanhado e que os efeitos serão monitorados.

Até essa quinta-feira (23), Minas Gerais registrava 1.308 casos do novo coronavírus. Ao menos 51 óbitos já haviam ocorrido em decorrência da enfermidade no Estado; outros 85 estão em investigação.

Como vai funcionar o protocolo?

Os setores da economia mencionados na Onda 0 do protocolo já estavam autorizados a funcionar e abrangem os serviços essenciais. Confira:

Zema apresenta flexibilização ( @RomeuZema/ Twitter/ Reprodução)

Depois, os municípios que concordarem com o governador poderão abrir outros setores do comércio que apresentam “baixo risco”, na visão do governo. Conforme Zema, a lista pode sofrer alteração por causa de um estudo que está sendo realizado. Por enquanto, veja a lista da chamada Onda 1:

Zema apresenta flexibilização ( @RomeuZema/ Twitter/ Reprodução)

Em seguida, o protocolo permite o retorno de atividades com “médio risco” para a propagação da Covid-19. Confira:

Zema apresenta flexibilização ( @RomeuZema/ Twitter/ Reprodução)

Por último, Zema e sua equipe listaram os setores que apresentam alto risco de propagação do novo coronavírus.

Casas de show e escolas?

O governador prevê que as casas de show só retornem os trabalhos em quatro meses (120 dias). Já as escolas devem voltar a funcionar em 90 dias, ou três meses.

Restaurantes e bares?

Zema não deu previsão para a reabertura de bares e restaurantes.

Polêmica no Twitter

Internautas adotam posturas diversas com relação ao anúncio do governador. Alguns, querem que seja “reaberta” o mais rápido possível. Outros temem que o projeto acelere a disseminação da Covid-19 em Minas Gerais. “Excelente, governador. Retomada lenta e gradual. Melhor assim, do que de qualquer jeito!”, elegiou um internauta. “Você será responsável pela morte de milhares de cidadãos mineiros. Genocida!”, criticou outro.

No mesmo embate de posicionamentos, alguns usuários consideram que o protocolo pode salvar empregos. “Parabéns Governador!!! Vai manter os empregos e salvar muitas vidas… Atitude certa!”, escreveu um rapaz. Outros internautas acham que basta “educar” os mineiros com relação aos cuidados com o novo coronavírus.

Aline Diniz[email protected]

Editora do BHAZ desde janeiro de 2020. Jornalista diplomada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) há 10 anos e com experiência focada principalmente na editoria de Cidades, incluindo atuação nas coberturas das tragédias da Vale em Brumadinho e Mariana. Já teve passagens por assessorias de imprensa, rádio e portais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!