Queda de Moro divide apoiadores de Bolsonaro; presidente é chamado de ‘traidor’

bolsonaro moro
Enquanto alguns se viraram contra Bolsonaro, outros continuam apoiando o presidente (Twitter/Reprodução)

A saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça, anunciada nesta sexta-feira (24), dividiu os apoiadores do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) na internet. De um lado, eleitores do presidente se mostram decepcionados e levantam a hashtag #BolsonaroTraidor. De outro, apoiadores se mobilizam para apoiar o presidente e criticar o ex-ministro.

+ Moro pede demissão e acusa Bolsonaro de interferência política na PF: ‘Tiraram minha carta branca’

Em um pronunciamento nesta manhã, Moro justificou sua saída afirmando que Bolsonaro não manteve a promessa de conferir ao ministro “carta branca” na gestão da pasta. “O problema é o porquê trocar [o diretor-geral da Polícia Federal]. É permitir a interferência política na Polícia Federal”, explicou o ex-ministro.

Moro contou ainda que Bolsonaro quer nomear alguém da confiança dele “para colher relatórios e informações e até atender ligações”. O ex-juiz relatou que não concorda com a proximidade do Executivo com as investigações da corporação. Bolsonaro teria informado ainda ao ministro que gostaria de saber mais sobre investigações de processos que correm em tribunais superiores.

#BolsonaroTraidor

Perfis, páginas e movimentos como Rodrigo Constantino, Bernardo Küster, Silas Malafaia, Movimento Brasil Livre (MBL) e Caneta Desesquerdizadora, que apoiaram Bolsonaro nas eleições, lamentaram a saída de Moro do governo.

“Quem tem Sergio Moro e escolhe Olavo de Carvalho merece sofrer impeachment mesmo”, escreveu Constantino no Twitter. Os perfis da Caneta Desesquerdizadora e do MBL se posicionaram contra Bolsonaro e pedem que as acusações de Moro sejam investigadas.

Os dois perfis usaram a hashtag #BolsonaroTraidor, que é o segundo assunto mais comentado no Brasil nesta tarde. “Desde o começo Bolsonaro tentava interferir na PF e na Receita. Aí chegava o gado depois e acusava a imprensa de fake news. Moro mostrou hoje que isso tudo SEMPRE foi verdade”, escreveu a página do MBL no Twitter.

Enquanto a apoio ao presidente Jair Bolsonaro diminui entre os eleitores, a admiração por Sérgio Moro cresce. Nas redes sociais, já se pede que o ex-ministro se candidate à presidência em 2022.

“Não foi apenas Bolsonaro quem perdeu. Lula e Ciro se estreparam totalmente. Vale também para Doria e Huck. Só há um vencedor nesse episódio: Moro. Será ele o aglutinador da esperança nacional contra a velha política. #Moro2022”, escreveu Xico Graziano, agrônomo conhecido por defender o presidente.

#FechadoComBolsonaro

Apesar de grande parte dos eleitores de Bolsonaro considerá-lo um “traidor”, ainda há uma parcela que continua defendendo o presidente. Os apoiadores aguardam um pronunciamento oficial de Bolsonaro e afirmam que não foi em Sérgio Moro que votaram nas eleições.

“Moro tem seu trabalho como juiz. Mas Jair Bolsonaro tem 30 anos na política limpa. Sabemos como ele pensa sobre tudo. O mesmo não se pode dizer de Moro. E isso é um fato, não uma insinuação maldosa. No aguardo da live/coletiva do capitão”, escreveu um apoiador no Twitter.

O influenciador e jornalista Allan dos Santos, do Terça Livre, questionou a atitude de Sérgio Moro e afirmou que também aguarda um posicionamento do presidente. “Moro dissolveu a base do presidente Jair Bolsonaro. Atirou politicamente e lançou-se como ‘aquele que lutou contra o sistema'”, escreveu no Twitter.

Jair Bolsonaro afirmou no Twitter que, às 17h, dará uma entrevista coletiva para falar sobre a situação. “Hoje às 17h, em coletiva, restabelecerei a verdade sobre a demissão a pedido do Sr. Valeixo, bem como do Sr. Sérgio Moro”, escreveu o presidente.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!