Mandetta dispara contra Bolsonaro e teme epidemia descontrolada: ‘Ele não tirou o ministro, mas a ciência’

mandetta cloroquina
Ex-ministro criticou gestão de Eduardo Pazuello (TV Brasil/Divulgação)

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta participou de uma live organizada pelo MBL (Movimento Brasil Livre), nesse domingo (16), e aproveitou a ocasião para falar sobre sua demissão. “Ele (Bolsonaro) não tirou o Luiz Henrique Mandetta, mas a ciência”, afirmou. O médico anunciou sua saída do governo no dia 16 de abril.

+ Após conflitos, Mandetta é demitido; Nelson Teich é o mais cotado

Mandetta considera que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) considerou que as questões econômicas relacionadas ao isolamento social seriam piores para o Brasil do que a disseminação da Covid-19. “Ao meu ver, ele entendeu que as implicações econômicas seriam mais deletérias, mais duras para as pessoas do que as de saúde”, considerou Luiz.

A partir daí, Mandetta acredita que Bolsonaro sentiu a necessidade de tornar sua opinião pública. “Ele começou a tomar uma série de atitudes públicas que se chocavam com a maneira com que o Ministério da Saúde estava sendo conduzido”, detalhou.

O ex-funcionário público explicou que a pasta defendia três pilares: a ciência, o SUS (Sistema Único de Saúde) e a vida. “Ficou impossível porque eu não podia sair das minhas prerrogativas, e ele não podia sair das dele”, completou.

Flexibilização do isolamento

Mandetta disse ainda que pode ser muito cedo para iniciar um afrouxamento do distanciamento social. “Muitas cidades abriram isso muito cedo. Vamos começar a ter brotes epidêmicos. Uma epidemia em uma cidade, depois em outra”, analisa. Ele teme que a transmissão desorganizada acabe levando o país a uma quarentena ainda mais rígida.

+ Demissão de Mandetta amplia confronto político e agrava isolamento de Bolsonaro

O médico ainda avalia que houve uma quebra na transmissão. A ideia do ex-ministro era exatamente atrasar a disseminação do novo coronavírus para que o SUS conseguisse se preparar para receber os pacientes da Covid-19.

Contudo, ele prevê que, depois de Manaus e cidades do Nordeste, o Rio de Janeiro sofra bastante com a pandemia. Ainda segundo Mandetta, São Paulo é um Estado mais preparado para mitigar os efeitos do coronavírus.

+ Zema anuncia protocolo para retomada da economia; abertura deve ocorrer em duas a três semanas

Aline Diniz[email protected]

Editora do BHAZ desde janeiro de 2020. Jornalista diplomada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) há 10 anos e com experiência focada principalmente na editoria de Cidades, incluindo atuação nas coberturas das tragédias da Vale em Brumadinho e Mariana. Já teve passagens por assessorias de imprensa, rádio e portais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!