Homem testa positivo para Covid-19, descumpre quarentena para visitar namorada e acaba detido

homem coronavirus viaja caratinga ipatinga
Polícia foi acionada nesta manhã (Hélio Júnior/Agência Minas + Reprodução/Facebook/Super Canal)

A Secretaria de Saúde de Caratinga, no Vale do Rio Doce, precisou da ajuda da Polícia Militar para conter um homem que circulava pela cidade na manhã desta terça-feira (28), mesmo com suspeita de ter contraído o novo coronavírus. Ele começou a manifestar os sintomas da doença no fim da semana passada e foi orientado a ficar de quarentena, mas descumpriu a medida preventiva para visitar a namorada em outra cidade.

Segundo a Polícia Militar, o rapaz, de 25 anos, vive na cidade de Ipatinga, também no vale do Rio Doce, onde começou a se sentir mal há cerca de cinco dias. Ele procurou o Hospital Márcio da Cunha na última quinta-feira (23) e, como os sintomas eram parecidos, foi testado e orientado pelos médicos a ficar em isolamento durante 14 dias.

No entanto, a recomendação foi descumprida pouco depois: no fim de semana, sem o resultado do teste, ele saiu de Ipatinga para passar o fim de semana com a namorada em Caratinga. Quando a Secretaria de Saúde de Ipatinga entrou em contato para informar que o resultado do teste foi positivo, o homem informou que havia viajado.

A polícia foi acionada pela Secretaria de Saúde de Caratinga assim que o resultado do teste foi confirmado e registrou uma ocorrência por descumprimento de medida sanitária preventiva. Segundo a corporação, o homem se comprometeu a comparecer ao Juizado Especial Criminal para prestar esclarecimentos e as demais medidas preventivas estão sendo adotadas pelos órgãos de saúde.

‘Irresponsabilidade’

Diversos moradores de Caratinga se manifestaram nas redes sociais em desaprovação à atitude do rapaz. Em publicações no Facebook, muitos apontam irresponsabilidade e preocupação com demais moradores.

“Irresponsabilidade deste indivíduo, fez exames estava com sintomas, não esperou em casa o resultado não fez a quarentena”, comentou um deles. “A partir do momento momento que apresenta algum sintoma, deve já se manter em isolamento, mesmo que seja uma gripe. Por causa de gente assim, que esse vírus não acaba!”, defendeu uma segunda.

Até a manhã desta terça-feira (28), conforme boletim epidemiológico da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, não havia nenhum caso de Covid-19 em Caratinga.

Descumprimento de recomendações

Desde que começaram as recomendações de isolamento para frear o contágio do coronavírus no Brasil, em diversas cidades, pessoas tem furado as recomendações. Em Belo Horizonte, um perfil criado no Instagram expunha as pessoas que não respeitaram a recomendação de quarentena.

Na ocasião, a Polícia Civil informou, por meio de nota, que orienta que denúncias referentes ao descumprimento de medidas de isolamento social para contenção da disseminação do coronavírus podem ser feitas pelos disques 181, 197 e 190.

O desrespeito às normas vigentes pode representar a prática do crime previsto no artigo 268 do Código Penal –  “Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa” – cuja pena é de detenção de até um ano e multa, além de outras infrações eventualmente cometidas.

No caso do rapaz que contrariou as recomendações para viajar, a corporação ainda não divulgou como pode ser enquadrada a infração.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!