Covid-19: Prefeitura divulga mapa com bairros de BH mais afetados pela doença

O mapa será atualizado caso ocorra a mudança na incidência de casos na capital
O mapa será atualizado caso ocorra a mudança na incidência de casos na capital (SMSA/Reprodução + Banco de imagens/Shutterstock)

O número de casos confirmados do novo coronavírus cresce dia após dia em todo o país. Em Minas Gerais não é diferente e Belo Horizonte segue sendo a cidade com mais infectados. Diante dos números, fica a curiosidade em saber onde estão os casos positivos para Covid-19.

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) disponibilizou um mapa que mostra a distribuição geoespacial dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave positivos para a doença. A ilustração consta no Boletim Epidemiológico.

O mapa mais atualizado é o da última quinta-feira (23). Naquele dia, a capital mineira registrava 482 confirmações – até esta quarta (29) o número era de 561.

Mapa mostra os locais com confirmações da Covid-19 em BH (SMSA/Reprodução)

Os pontos mostram que a região Oeste era a que concentrava a maior quantidade de casos, especialmente nos bairros Barroca, Calafate, Prado e Alto Barroca.

Na divisa das regiões Oeste e Centro-Sul, era possível ver as manchas mais fortes entre os bairros Cidade Jardim, Gutierrez e Santo Agostinho.

As manchas se espalham por outras regionais, como a Pampulha que também concentra muitos pontos para a doença, principalmente no bairro Castelo.

Mortes

O mapa traz ainda a distribuição das mortes por Covid-19, em Belo Horizonte. Até quinta-feira da semana passada eram 9 mortes (seis mulheres e três homens). Veja a distribuição dos óbitos por regionais:

  • Centro-Sul – 4
  • Norte – 2
  • Pampulha – 1
  • Oeste – 1
  • Noroeste -1

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte informou, ao BHAZ, que o mapa será atualizado caso ocorra a mudança na incidência de casos na capital.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da Covid-19, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!