Covid-19: Cartórios de MG registram 74% mais mortes que dados oficiais; BH terá 1,9 mil novas covas

Prefeitura de BH libera 1.900 covas na cidade (Adão de Souza/ PBH Flickr)

Levantamento do Portal da Transparência do Registro Civil mostra que os cartórios de Minas Gerais registraram até esta quinta-feira (30), 143 atestados de óbitos com confirmação ou suspeita de Covid-19, o que representa 74% a mais no número de mortes em decorrência da doença. Os dados oficiais divulgados pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) apontam 82 óbitos.

As informações são do CRC Nacional (Central de Informações do Registro Civil) e são atualizadas em tempo real pela Arpen Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais).

Reprodução/CRC Nacional

1,9 mil covas em BH

Apesar de Belo Horizonte ter a segunda menor taxa de casos de coronavírus entre as capitais, o prefeito Alexandre Kalil (PSD), reforçou em uma live, na na última terça-feira (28), que a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) está liberando 1.900 covas na cidade. “Eu fico horrorizado quando eu acordo e vejo que um estado está importando um avião de caixão. Eu fico horrorizado com a falta de sensibilidade humana de ver covas rasas. A prefeitura de São Paulo está encomendando sacos plásticos reforçados para por cadáver. Eu não quero fazer isso, gente. E eu não vou fazer isso”, desabafou.

Kalil sobe tom contra empresários e diz querer evitar ‘cenas de filme de terror’: ‘Eleito pelo povo de BH’

Kalil foi duro ao criticar pessoas que não estão percebendo a gravidade da situação da Covid-19 no Brasil. “Vamos tentar salvar BH de cenas de filme de terror”, disse o prefeito sobre a situação vivenciada em Manaus e em outros locais do Brasil.

Belo Horizonte tem 576 casos confirmados do novo coronavírus e 17 mortes, segundo dados do boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (30), pela SES-MG.

Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!