Ministro da Saúde não descarta 1 mil mortes diariamente por Covid-19 no Brasil: ‘É possível acontecer’

Número de mortos no país chegou a 5.901
Número de mortos no país chegou a 5.901 (José Dias/PR + Adão de Souza/PBH)

O ministro da Saúde, Nelson Teich, não descarta a possibilidade do Brasil ter mil mortes por dia em decorrência da pandemia da Covid-19. A declaração foi dada durante coletiva, em Brasília, nesta quinta-feira (30).

Dados da pasta apontam que o país teve somente hoje mais 435 óbitos pela doença, com isso, o total chegou a 5.901 e 85.380 casos. Estudo da Imperial College, de Londres, indica o Brasil como o país com a maior taxa de transmissão do novo coronavírus.

Ao ser perguntado se há possibilidade dos estudos tornarem realidade e o país chegar a ter até 1,5 mil óbitos diariamente, Teich respondeu.

“Em relação a um possível número de mortes, como estamos perto de 500 por dia, o número de 1 mil é possível acontecer, se tivermos um crescimento significativo da pandemia. Não quer dizer que vá acontecer. Temos que acompanhar a cada dia para saber a melhor decisão a tomar”, disse.

Combate à pandemia

Os ministros da Cidadania, Onyx Lorenzoni; e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves; participaram de entrevista coletiva no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (30) sobre o enfrentamento à pandemia de coronavírus no Brasil.

A ministra Damares Alves ressaltou a importância do uso de máscara para evitar a transmissão do novo coronavírus. Pediu para que os pais ensinem as crianças a usarem o equipamento e sugeriu estampas lúdicas.

A ministra também mostrou modelo de máscara transparente para quem precisa se comunicar com pessoas surdas e mudas, que necessitam fazer leitura labial. Damares mostrou as ações que foram desenvolvidas para os idosos durante a pandemia de coronavírus. 

O ministro Onyx Lorenzoni anunciou ferramenta digital para que os municípios possam acessar as ações de prevenção, reforço alimentar e abrigamento. No programa de prevenção, está previsto distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) para mais de 192 mil funcionários da assistência social brasileira.

No programa de alimentação e abrigamento, recursos serão transferidos para que os municípios apliquem em instituições quem atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Os prefeitos podem acessar o site do Ministério da Cidadania para verificar os municípios elegíveis e os recursos disponíveis.

Com Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!