Covid-19: Mortes em Minas dobram em dez dias e chegam a 88; BH tem novos 3 óbitos

mortes covid-19 coronavirus aumento dobro
BH segue como recordista no número de mortes em MG (Adão de Souza/PBH + Divulgação/PBH)

O mais recente boletim divulgado pelo Governo de Minas Gerais, nesta sexta-feira (1º), mostra novo avanço no número de mortes causadas por Covid-19. São novas seis mortes – das quais três em Belo Horizonte – e, com isso, a quantidade total de óbitos chega a 88, o dobro do registrado há dez dias, no dia 21 de abril.

Os mais novos números oficiais divulgados pelo Governo de Minas são:

  • 88 óbitos (aumento de 7,3% em relação ao último boletim)
  • 80 óbitos em investigação (queda de 1,2%)
  • 1.935 casos confirmados (aumento de 5,9%)
  • 86.214 casos suspeitos (aumento de 1,4%)

Veja o boletim completo aqui.

Escalada

O balanço divulgado diariamente pela adminstração estadual mostra uma escalada nos últimos dias. De segunda para terça e de terça para quarta, novos nove óbitos pelo novo coronavírus foram registrados em Minas Gerais – em cada virada de dia.

+ Em 12 dias, mortes mais que dobram em Minas e casos de Covid-19 aumentam 75%

O número de casos supeitos, por sua vez, se aproxima dos 90 mil. As últimas confirmações de óbito ocorreram em Belo Horizonte, com três novas mortes; em Juiz de Fora (Zona da Mata); em Uberaba (Triângulo Mineiro); e em Planura, também no Triângulo.

É a primeira morte pela doença registrada na pequena cidade mineira, com cerca de 10 mil habitantes. Segundo a prefeitura de Planura, a vítima foi uma idosa de 66 anos que estava internada em Uberaba.

“Todas as pessoas que tiveram contato com a paciente estão em isolamento social sendo monitorada pela equipe de atenção primária”, afirmou, em pronunciamento, a secretária de Saúde do município, Régia Brinck.

“Por esse motivo, o comitê de enfrentamento decidiu tomar algumas medidas drásticas visando proteger a nossa população. Peço a todos, caso seja necessária ir a algum lugar, em caso de extrema imporância, utilize máscara, não vá a aglomeração, sempre busque o melhor horário, com menor fluxo de gente”, complementou.

As outras três cidades, no entanto, já tinham registrado mortes pela doença, conforme a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Belo Horizonte chegou a 20 óbitos e continua sendo o município mineiro com maior incidência, enquanto Juiz de Fora chegou a seis e Uberaba, quatro.

Trecho de boletim divulgado hoje (SES-MG/Divulgação)

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!