‘Fiquei apavorada’: Luzes misteriosas aparecem piscando no céu e intrigam a web (e estudiosos)

luz no céu
Várias teorias para a aparição das luzes foram levantadas nas redes sociais (Twitter/Reprodução)

Mais um fenômeno misterioso chegou para confundir os brasileiros e causar curiosidade em um ano cheio de surpresas. Depois do forte barulho no céu, que intrigou o país no início de abril, desta vez luzes estranhas são o que chamaram a atenção durante a madrugada. 

+ Você ouviu? De BH à Inglaterra, estrondo no céu assusta pessoas em todo o mundo

Vários relatos e vídeos tomaram conta das redes sociais na noite dessa sexta-feira (1º), e as luzes foram vistas, principalmente, no Rio de Janeiro. Nos registros, é possível ver um conjunto de luzes piscando repetidamente. Alguns relatos também descrevem uma “nuvem vermelha” que aparece atrás dos pontos, intrigando ainda mais quem olhava para o céu.

Não demorou para que as teorias começassem a surgir a respeito da origem das luzes misteriosas. Para alguns, a aparição é sinal de que o apocalipse está chegando. Para outros, é uma manifestação da teoria da “data limite”, de Chico Xavier.

Há também quem acredite que possa ser uma aparição de OVNIs (objetos voadores não identificados), principalmente depois do governo dos Estados Unidos ter divulgado, oficialmente, imagens de OVNIs no país.

Balões ou satélites?

A aparição das luzes no céu tem uma particularidade curiosa: a maioria dos vídeos foi filmada no bairro Campo Grande, no Rio de Janeiro. Há relatos de pessoas que afirmam ter visto a mesma coisa no bairro de Guaratiba ou em outras cidades, como Niterói e Petrópolis.

Uma página de notícias da Zona Oeste do Rio de Janeiro publicou, no Facebook, um vídeo que poderia ser a resposta para o mistério: um homem soltou vários balões de casa, em Campo Grande, e as luzes seriam do momento em que os pavios encostavam no balão e estouravam.

“Desvendado o Mistério!!! Um morador de Campo Grande soltou vários balões de gás hélio com piscas de balão e causou esse efeito louco no céu, e os clarões foi o momento que o pavio encostava no balão e ele estourava… As luzes foram vistas em vários pontos de Campo Grande. Você acredita na versão dele? Muitas pessoas ainda afirmam que era outra coisa e não balão…”, escreveu a página no Facebook.

O vídeo logo se espalhou pela comunidade, mas pouca gente acreditou na teoria. “Ele só fez esse vídeo pra chamar atenção!! Lógico que não foi isso! Provavelmente fez esse vídeo logo que viu isso no céu, e saiu postando, para ganhar Ibope!”, escreveu uma internauta.

Nas redes sociais, também levantaram a teoria de que seriam um dos satélites Starlink, que fazem parte de um projeto de desenvolvimento de constelações de satélites do empresário Elon Musk.

Um lançamento desses satélites ao espaço foi feito em abril, mas a diferença dos Starlink é que as luzes aparecem enfileiradas, e não separadas e piscando em sequência, como foi registrada a aparição nesta madrugada.

Mistério permanece

Para tirar as dúvidas, o BHAZ entrou em contato com o professor de física e coordenador do núcleo de astronomia do Espaço do Conhecimento da UFMG, Carlos Eduardo Villani. Ele entrou em contato com mais dois especialistas do núcleo e, juntos, eles chegaram a algumas conclusões.

“É bem difícil saber o que é só pelos vídeos gravados em celular. Teríamos que usar algum software especializado para processar as imagens, e não tem como identificarmos se os vídeos foram adulterados”, explica o professor.

A partir de uma análise superficial, os especialistas não encontraram um fenômeno astronômico que expliquem as luzes, mas também acrescentam a chance de serem drones e não descartam a hipótese dos balões.

“No caso de serem os balões, eles teriam que ter baterias para fazer as luzes piscarem. Nesse caso, seria para as pessoas que lançaram os balões saberem aproximadamente onde eles estão e onde poderiam cair para tentar recuperá-los. Essa hipótese é possível mas pouco provável, pois achar e acompanhar os balões à noite seria muito difícil com luzes piscando”, conta Villani.

Ele também acrescenta que a “nuvem vermelha” que aparece também pode ser uma descarga atmosférica, e conclui: “Não temos como explicar o que seriam essas luzes. Cabe apenas à especulação das hipóteses de serem os balões ou drones”.

Portanto, o mistério continua.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!