Vídeo chocante mostra ataque de macaco contra criança no meio da rua; menina foi arrastada

video macaco ataca menina
Imagens mostram moradores desesperados enquanto criança é arrastada pela rua (Reprodução/Twitter/@peteerh)

Um vídeo viralizou nas redes sociais neste fim de semana mostrando uma situação tensa e peculiar: um macaco andando em um patinete elétrico ataca uma criança na rua e tenta arrastá-la para longe da mãe. Por trás das imagens chocantes, que já têm mais de 20 milhões de visualizações, está um hábito tradicional de entretenimento criticado por ambientalistas por ser cruel aos animais.

Segundo o jornal local Indonesia Expat, o caso aconteceu no último sábado (2), em uma área residencial da cidade de Surabaya, na Indonésia. No vídeo, o macaco se aproxima da criança, que está em um banco acompanhada da mãe e de outros familiares. O animal desce do patinete e puxa a bebê pela roupa, arrastando-a pelo chão por alguns metros. 

As pessoas que estão no local gritam, assustadas, até que um homem aparece e espanta o bicho. Quando ele vai embora, a menina se levanta e volta até a mãe. Conforme o autor do vídeo informou, a menina sofreu algumas escoriações, mas está bem. 

Crueldade animal

A princípio, pode parecer estranha a imagem de um macaco andando de patinete pelas ruas da cidade. No entanto, trata-se de uma prática de entretenimento de rua tradicional e muito popularizada no país, conforme explica o Expat.

A prática é conhecida como topeng monyet, ou “macaco mascarado”, e consiste em amarrar os animais a patinetes e bicicletas elétricas ou a outros adereços para fazer apresentações e performances como forma de entretenimento. Os treinamentos geralmente envolvem tortura. No caso do ataque à criança, o macaco foi agredido pelo treinador como forma de punição.

O topeng monyet é proibido na região de Surabaya desde 2017, quando as autoridades locais decidiram que a prática pode aumentar a ocorrência de zoonoses, colocando em risco a saúde pública, além de não se importar com a saúde e o bem-estar dos animais utilizados, de modo que aumentam os casos de ferimentos e tortura infligidos aos macacos.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!