Kalil diz que governo de Minas ameaça não pagar repasse da saúde: ‘Muito ajuda quem pouco atrapalha’

Prefeito informou sobre o atraso no repasse em coletiva
Prefeito informou sobre o atraso no repasse em coletiva (Amira Hissa/PBH + Pedro Gontio/Imprensa MG)

O prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) disse, nesta terça-feira (5), que o governo de Minas Gerais está ameaçando não pagar a dívida do Estado junto à prefeitura. O valor é destinado à área da saúde.

Kalil afirmou que após o vereador Mateus Simões (Novo) ter sido empossado como o secretário-geral do Estado foi criado “o gabinete do ódio” contra a prefeitura. O governo foi procurado pela reportagem e afirmou que o acordo de pagamento “vem sendo cumprido conforme o estabelecido”.

“Depois do secretário-geral, foi criado o gabinete do ódio contra a prefeitura, sem nenhum motivo. Ameaçaram não pagar a parcela que venceu ontem, mesmo sabendo que somos o centro da pandemia, o lugar que precisa de recurso. Nós estamos descolados do governo do Estado”, disse Kalil.

A dívida citada pelo prefeito é com relação ao repasse do governo do Estado para a saúde. “A dívida, se for paga em 36 meses, com correção que não abro mão, é de R$ 500 milhões”, citou. A falta do pagamento afeta as ações de combate à Covid-19 e nas demais necessidades da área. “Um valor como este impacta qualquer medida”, emendou.

Kalil já tem se movimentado para garantir o pagamento do repasse. “O presidente do PSD [partido que Kalil é filiado] está prestes a entrar no STF (Supremo Tribunal Federal) e exigir o pagamento. Não queremos impactar o governo mais do que está”, disse.

O chefe do Executivo municipal citou ainda o “descolamento” das ações da prefeitura junto ao governo de Romeu Zema e pediu ajuda para as cidades do interior.

“Ajudando o interior estão protegendo Belo Horizonte. Não querer repassar a parcela da dívida é sabotar [a capital]. BH não vai conviver com gabinete do ódio. Repassem a dívida. Muito ajuda quem pouco atrapalha”, disse.

O que diz o governo?

O BHAZ tentou contato com o secretário Mateus Simões e não teve as ligações atendidas. Procurado pelo reportagem, o Governo de Minas disse que “o acordo firmado entre o Estado e a Associação Mineira de Municípios (AMM) vem sendo cumprido conforme o estabelecido”.

“Todas as prefeituras que assinaram o acordo já receberam as quatro parcelas das 33 a que têm direito”, informou em nota que pode ser lida abaixo.

Nota do Governo de Minas na íntegra:

“O governo de Minas Gerais esclarece que o acordo firmado entre o Estado e a Associação Mineira de Municípios (AMM) vem sendo cumprido conforme o estabelecido. Portanto, todas as prefeituras que assinaram o acordo já receberam as quatro parcelas das 33 a que têm direito.

Importante salientar que, mesmo não sendo signatária do acordo, a prefeitura de Belo Horizonte recebeu as três primeiras parcelas em função das tragédias ocasionadas pela chuva no início deste ano”.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!