Bares e restaurantes reabrirão em Nova Lima; cidade tem 93 casos confirmados

Comércio de Nova Lima começou a se reaberto (Divulgação/ Prefeitura de Nova Lima)

A Prefeitura de Nova Lima anunciou a abertura gradativa do comércio local a partir desta terça-feira (5), conforme o decreto 10.043/2020. A reabertura está prevista em três etapas. Até o momento, a cidade registra 93 casos do novo coronavírus e nenhum óbito, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Bares e restaurantes poderão funcionar.

Segundo a assessoria de imprensa do município, equipes da prefeitura seguem acompanhando com atenção os boletins epidemiológicos e a situação do coronavírus na cidade, bem como as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), do Ministério da Saúde e do governo estadual.

As medidas podem ser revistas caso a flexibilização represente algum risco para a população. “Se a abertura do comércio representar riscos para o enfrentamento ao coronavírus, as condições de flexibilização podem ser revistas e o isolamento social, reforçado”, consta no comunicado do site da prefeitura de Nova Lima.

As etapas

Na primeira etapa, que se inicia nesta terça-feira (5), estão permitidos os comércios varejista em geral, restaurantes com funcionamento de 11h às 15h, e com no máximo 1/3 da capacidade e distância mínima de 1,5 metro, empresas de estacionamento de veículos, segmentos de estética, beleza, barbearia, pet shop e escritórios em geral.

2ª etapa

Na segunda etapa, que começa a partir do dia 19 de maio, os restaurantes já poderão atender em horário normal do serviço, respeitando 1/3 da capacidade. Nesta fase, os bares também poderão abrir seguindo a mesma regra. Os atendimentos e procedimentos ambulatoriais eletivos serão permitidos. Assim como as atividades físicas individuais ao ar livre, mas fica proibido o uso das academias ao ar livre.

Etapa final

Na terceira etapa, que tem início no dia 3 de junho, a flexibilização para restaurantes e bares é maior e eles poderão funcionar com no máximo 2/3 da capacidade.

Apesar do anúncio, os comerciantes ainda têm dúvidas de como essa retomada irá acontecer. Diogo Kfoury é sócio de um complexo gastronômico, no Vila da Serra, em Nova Lima e afirma que a volta do negócio não está definida. “Estamos pensando nas melhores alternativas e estamos estudando a melhor forma da reabertura”, explica.

Termo de responsabilidade

Os comerciantes que decidirem pela reabertura precisam obter uma permissão de funcionamento, mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade Sanitária, que pode ser acessado no site da prefeitura.

Sem previsão

Escolas, academias, atendimentos odontológicos eletivos, clubes e demais serviços como shows, festas, feiras ao ar livre, dentre outros, terão definição sobre a retomada do funcionamento após nova avaliação da situação epidemiológica do município.

Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!