Regina Duarte diz estar sendo ‘dispensada’ por Bolsonaro após readmissão de maestro demitido por ela

regina duarte bolsonaro
Regina Duarte usou o Instagram para desabafar (Antonio Cruz/Agência Brasil)

A trajetória da atriz Regina Duarte no governo Bolsonaro vem mostrando que a secretária especial da Cultura está perdendo cada vez mais o poder de tomar decisões na pasta. Regina foi surpreendida, nesta terça-feira (5), pela renomeação do maestro Dante Henrique Mantovani, que ela mesma havia demitido em março, para a presidência da Funarte.

O maestro, que ficou conhecido por afirmar que “o rock leva ao aborto e ao satanismo”, havia sido nomeado em dezembro do ano passado por Roberto Alvim, ex-secretário da Cultura que foi demitido após fazer um discurso copiando Joseph Goebbels, ministro da propaganda da Alemanha nazista. A nova nomeação de Dante Mantovani foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira.

Abalada, Regina Duarte já acredita que a volta do maestro possa ser um sinal de que ela será demitida do governo. A revista Crusoé publicou um áudio em que a secretária revela a surpresa pela notícia. “Que loucura isso, que loucura. Eu acho que ele está me dispensando”, disse.

Isolada no governo

Os sinais de que Regina Duarte não é muito respeitada no governo de Jair Bolsonaro (sem partido) não são poucos. Na última terça-feira (28), a Folha de S. Paulo afirmou que o presidente estaria apoiando o processo de isolamento da secretária e que ele quer incentivar o pedido de demissão da atriz.

+ Bolsonaro pressiona isolamento de Regina Duarte nos bastidores, mas nega em entrevista

Isolada no governo, Regina já estaria dando sinais de que se arrepende de ter rompido contrato com a Globo. “É tudo que preciso aprender… desapego. Tá em tempo ainda”, escreveu a atriz em uma postagem no Instagram, publicada no dia 25 de abril.

Outra dificuldade que a atriz tem enfrentado é a rebeldia do presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo. Dentro da pasta, ele ocupação posição subordinada à de Regina, porém a critica abertamente, até mesmo nas redes sociais. “Quem nomeia esquerdistas no governo Bolsonaro deveria ter vergonha na cara, retirar-se com sua turma e tentar voltar somente em 2022, por meio do voto”, escreveu.

Assim que foi demitido pela secretária, o maestro Dante Mantovani fez publicações na internet criticando Regina e dizendo que ela estaria levando o “socialismo” de volta para o comando da cultura. Ele afirma que “inimigos declarados do governo” estão ocupando altos postos da Secretaria da Cultura.

‘Humilhação’

O nome da atriz é um dos assuntos mais comentados no Twitter nesta terça-feira e os internautas mencionam uma “humilhação” sofrida por Regina Duarte no governo, que abriu mão do emprego na Globo para ser secretária especial da Cultura.

“Certeza que a Regina Duarte foi lobotomizada. Alguém tem que avisar a família pra ir buscá-la em Brasília antes que ela seja soterrada pela humilhação”, escreveu o jornalista Fábio Pannunzio na rede social.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!