Aplicativo de BH paga 50% das rotas que motoristas faziam para que eles fiquem em casa

bergson motorista zumpy
Bergson é motorista do Zumpy há seis meses (Bergson Silva/Arquivo pessoal + Camila Rocha/Zumpy/Divulgação)

O aplicativo Zumpy, de viagens compartilhadas, paralisou suas atividades em Belo Horizonte por conta da pandemia do novo coronavírus. Para não prejudicar os colaboradores da plataforma, o aplicativo resolveu pagar 50% das rotas que os motoristas costumavam fazer para que eles possam ficar em casa.

“Nesse momento de reclusão, os motoristas perderam sua fonte de renda e já enfrentam dificuldades. Porém, não vamos desamparar nossos parceiros. Iremos pagar 50% do valor das rotas para ajudá-los a enfrentar essa crise”, garante o CEO do Zumpy, André Andrade.

O Zumpy faz um transporte compartilhado com as rotas, muitas vezes, de casa para o trabalho. “Ou seja, nesse momento de crise, todas as nossas rotas foram interrompidas. É o momento das pessoas ficarem em casa e diminuir a velocidade de expansão dessa pandemia. E, nessa paralisação, todos os nossos motoristas foram impactados. Eles perderam o rendimento de uma hora para outra, e não podemos deixar esse profissional totalmente desamparado”, completa o empresário.

‘Ajuda veio na hora certa’

Bergson Marinho Rocha Silva, de 49 anos, trabalha na plataforma há 6 meses e, atualmente, também dirige para outros dois aplicativos e vive somente da renda deles. “A ajuda veio na hora certa, foi de grande auxílio. A quantidade de corridas realmente caiu muito. Fiquei até surpreso em saber que eles vão dar essa ajuda para a gente. Eu tinha três contratos vigentes, que paralisaram. Esse dinheiro vai ajudar demais”.

Segundo o motorista, os outros dois aplicativo em que trabalha não ofereceram muito suporte. “Eles estão só fazendo o reembolso de álcool em gel e máscara. Um outro também está oferecendo a desinfecção do carro, mas é só isso. As corridas caíram muito e acabamos ficando desamparados nesses outros”, explica.

Com a ajuda do Zumpy, Bergson pode ficar mais em casa, e relata o medo ao fazer corridas para os outros dois aplicativos. “A gente tem o máximo de cuidado, usamos máscara, passamos o álcool em gel, mas o medo existe. Estou levando no máximo uma pessoa no carro, abro janelas, faço a limpeza do interior todos os dias. Eu sei que estou correndo risco, mas dependo disso, é minha única fonte de renda”, continua o motorista.

Bergson se protege como pode no momento das corridas nos outros apps (Bergson Silva/Arquivo pessoal)

O Zumpy é um aplicativo de carona que possibilita ao passageiro combinar rotas diárias, programadas, como de casa para o trabalho ou para a faculdade, por exemplo. A iniciativa tem como objetivo diminuir o número de carros pela cidade, reduzindo os congestionamentos e a poluição. O aplicativo funciona em Belo Horizonte e região metropolitana desde 2015.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!