Governador rebate jornalista e viraliza: ‘Lamento sua ignorância e desrespeito pela vida’

eduardo leite rebate jornalista
Político foi questionado sobre aumento do desemprego no Estado (Reprodução/TV Pampa)

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), dividiu opiniões ao responder firmemente uma pergunta sobre os impactos das medidas de isolamento social adotadas no Estado. Questionado por uma jornalista sobre o prejuízo à “liberdade individual” dos cidadãos, consequência da adoção das medidas, Leite respondeu que tenta evitar um colapso na saúde e lamentou o posicionamento da profissional.

O caso aconteceu nesta quarta-feira (6), durante um programa da TV Pampa. A jornalista Roberta Coltro afirmou que discorda da maioria dos colegas quanto às medidas de prevenção adotadas para combater o novo coronavírus, criticou a atuação do governador – que, para ela, foi tirano – e perguntou o que ele faria a respeito do aumento do desemprego no RS.

Leite não chegou a se exaltar e pontuou que respeita a decepção declarada pela jornalista, mas foi firme na resposta: “Lamento profundamente a sua ignorância e o seu desrespeito pela vida. Ignorância porque ignora o que está acontecendo no mundo e inclusive no Brasil, em outros estados que estão colapsando seus sistemas de saúde”.

‘Liberdade individual’

Ao questionar o governador, Roberta Coltro citou ainda diversas pessoas que estariam preocupadas com a “falta de liberdade individual”, impossibilitados de escolher se querem ficar em casa ou sair. Leite lembrou que ainda não há vacina ou tratamento efetivo e que, por isso, as pessoas estão desprotegidas.

“Se houver circulação das pessoas de forma irrestrita, elas circularão sem proteção. E talvez a senhora tenha condições de se proteger de outra forma, mas a maior parte da população não tem”, concluiu. 

Ao final da resposta do governador, a apresentadora Magda Beatriz reforçou que a fala de Roberta não representa a opinião do programa.

Repercussão

Nas redes sociais, o debate entre a jornalista e o governador teve repercussão imediata. Poucos minutos após a exibição da entrevista, os termos “Eduardo Leite” e “ignorância” já estavam entre os assuntos mais comentados do Twitter.

Muitos concordaram com o questionamento de Roberta e afirmaram que Leite estaria “querendo ganhar elogios”, que “acabou com o Estado” e que era “tirano, mal educado, mimado e uma vergonha para os gaúchos”, conforme publicaram três usuários no Twitter.

Por outro lado, muitos defenderam que o governador foi “elegante”, “irretocável” e agiu corretamente tanto na entrevista como na tomada de decisões sobre o combate ao vírus no Estado. “Esse discurso foi pesado e necessário. Brasileiros que querem o ‘direito de ir e vir’ acham que isso lhes é tirado em troca de ‘tirania’ ou ‘mimimi’. São dois Brumadinhos por dia neste país”, publicou um perfil, em referência ao número de mortos do crime ambiental de Brumadinho.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!