‘Pudim atômico’ e mais: Desastres culinários viralizam em perfil que ‘expõe’ cozinheiros da quarentena

perfil receitas desastrosas quarentena
Página já tem quase 100 mil seguidores (Reprodução/Instagram/@chefsnaquarentena)

Mente vazia, oficina da vontade de inventar moda na cozinha. Pelo menos é isso que mostra uma página que vem caindo nas graças do público no Instagram, o @chefsnaquarentena. Com quase 100 mil seguidores, a página se dedica a registrar aquelas vergonhas que todo mundo passou em algum momento desta quarentena: a tentativa de fazer uma receita legal onde a única coisa boa que sobra no final é a intenção.

A página se dedica a republicar conteúdos enviados pelos seguidores. Ou seja, tem de tudo: bolo que não assou, decorações que mais parecem um pesadelo, suspiros de formato duvidoso e pão “com catapora”. E o melhor: ela é a versão “gente como a gente” de um outro perfil de chefs da quarentena – que mostra pratos de pessoas que realmente sabem o que estão fazendo.

Nenhuma receita publicada pelo perfil passa batida. Todas fazem a gente ficar se perguntando até onde vai a capacidade humana de estragar pratos que poderiam ser deliciosos. Todas também recebem comentários carinhosos e igualmente irônicos dos administradores da página.

“Obra de arte pãodêmica”, “chernobolo” e “pudim atômico” são apenas alguns dos nomes artísticos dados às iguarias do perfil, que tem espaço para chefs de todas as idades, desde as categorias mirins até os vovôs e vovós que se arriscam entre farinha, ovos e panelas para fazer um agrado à família. 

E os posts fazem a diversão de muita gente. Com milhares de curtidas cada uma, as fotos recebem comentários de todos os tipos. A maioria se diverte e se pergunta o que pode ter dado tão errado em receitas tão simples. Outros aproveitam para acusar os supostos culpados pelos desastres: “São os eletrodomésticos que querem acabar com a reputação dos seres mortais”.

Outros aproveitam o espaço para compartilhar, em texto, as próprias desventuras culinárias. “Uma pena eu não ter filmado o dia que eu derreti a forma tentando fazer o caramelo do pudim no microondas”, comentou uma seguidora, enquanto uma terceira aproveitou para ajudar na empreitada do cookie perfeito: “Gente, o segredo é deixar a massa uns 30 minutos no congelador antes de levar pro forno”.

Se identificou com os artistas incompreendidos que o Chefs na Quarentena se dedica a exaltar, né? Caso queira participar, é muito simples. Basta seguir a receita:

  1. Tentar cozinhar um prato gostoso
  2. Não conseguir
  3. Tirar foto
  4. Enviar

E enquanto o seu momento de brilhar não chega, você pode aproveitar para se distrair, dar boas – e saudosas – gargalhadas e ainda aumentar o ego, afinal é sempre bom saber que tem mais gente por aí que passaria vergonha se tentasse se inscrever em um programa de culinária.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!