Volkswagen Nivus estreia tecnologia com loja de aplicativos própria



Os carros estão cada vez mais conectados e digitalizados. A cada lançamento eles apresentam novidades em termos de conectividade, streaming e serviços.

A Volkswagen aproveitou o seu mais recente lançamento, o utilitário-esportivo Nivus, para lançar o VW Play, um novo dispositivo tecnológico, semelhante a um smartphone ou tablet, que abriga uma loja de aplicativos. Entre outras coisas, o VW Play possibilita, por exemplo, que o Nivus tenha o Manual Cognitivo integrado ao veículo.   

VW Play Foto abriga uma série de aplicativos (Foto: Volkswagen/Divulgação)
Nivus chega às concessionárias ainda neste semestre (Foto: Volkswagen/Divulgação)

A ideia do novo sistema, que levou três anos para ser desenvolvido, é trazer para dentro do carro o que antes estava no celular. Para isso, oferece memória de 10GB para salvar mídias e aplicativos (esse espaço é suficiente para armazenar 25 aplicativos do tamanho do Waze, por exemplo).

Leia também: 100 pílulas de tecnologia

Aplicativos

VW Play Apps. Esse é o nome da loja de aplicativos da Volkswagen. Trata-se de um ambiente virtual exclusivo para os clientes da marca baixarem aplicativos no VW Play e utilizá-los dentro do carro.

Com o VW Play será possível, por exemplo, pagar as tarifas dos estacionamentos rotativos de diversas cidades (zona azul) de dentro do carro! Basta que o motorista abra o aplicativo da Estapar e pague o período desejado por meio do cartão de crédito cadastrado no sistema.

De acordo com a montadora, essa função é válida nas mais de 23 cidades onde a operação é administrada pela empresa. Por meio do GPS, o motorista também encontra a localização do veículo estacionado.

Vagas disponíveis

Além disso, segundo a VW, será possível identificar estacionamentos com vagas disponíveis previamente e reservar em aeroportos e grandes shows, nas principais arenas e estádios do país. Isso evita chegar a um estacionamento que já esteja lotado.

Leia também: Nivus já no primeiro semestre

O motorista e passageiros também podem acessar o 12min, Ubook, Porto Seguro, Deezer, Waze e IFood. Por exemplo, o 12min condensa os best sellers de não ficção em audiobooks de resumos que podem ser ouvidos em até 12 minutos. Os donos de Nivus com o VW Play terão 20% de desconto no serviço.

Audiolivros

Já o Ubook é uma plataforma de audiotainment por streaming. Além de milhares de audiolivros, o catálogo da Ubook é composto por notícias, podcasts, documentários e séries exclusivas.

Entre as narrações é possível encontrar vozes de atores, atrizes, locutores profissionais e até mesmo de autores narrando o próprio livro.

O aplicativo da Porto Seguro, disponível para segurados, oferece solicitação de socorro de forma automática no Nivus. Se por acaso for necessário uma assistência na estrada, basta abrir o aplicativo no VW Play e escolher o serviço. O endereço do local é encontrado pelo GPS da antena do Nivus.

O VW Play também disponibiliza o Deezer, um serviço de streaming com mais de 56 milhões de músicas e milhares de podcasts; a plataforma de navegação Waze; o iFood, para pedir comida; além de outros aplicativos que o motorista desejar.

Manual cognitivo

O Nivus traz o Manual Cognitivo integrado ao veículo, que possibilita tirar dúvidas referentes ao manual do proprietário diretamente pelo VW Play, pois o aplicativo Meu Volkswagen “conversa” com painel digital.

Leia também: O teste do VW T-Cross 200 TSI

Exemplo: se uma luz espia acende no painel de instrumentos e o cliente quer saber mais sobre aquele alerta visual ou sonoro, basta acessar o aplicativo Meu Volkswagen no VW Play e, com dois ou três cliques, o consumidor fica sabendo o que aquela luz significa. Ao abrir o aplicativo Meu VW, a explicação já está lá com a orientação do que ela significa e a melhor ação a ser tomada.

Por exemplo, se for uma luz espia que precisa de uma investigação especializada no concessionário, o Meu VW já exibe um botão para agendar um horário. E o agendamento já chega no concessionário com o “motivo” (a luz espia) vindo diretamente do carro.

Jornada digital

Com o VW Play, é possível, por exemplo, agendar pelo painel do carro a revisão. E mais: o sistema te avisa a hora de realizar o serviço!

Com VW Play conectado, quando o cliente abrir o aplicativo Meu Volkswagen, os alertas do carro ou do aplicativo serão exibidos na tela do sistema. Se for a hora de fazer a revisão, por exemplo, o próprio carro irá alertar a necessidade de marcar o serviço.

Basta escolher, na tela do sistema, o dia, o local, quem vai te atender e o que desejar realizar no veículo adicionalmente aos itens obrigatórios na revisão. E já com a informação de quanto vai pagar pelo serviço.

E se for uma luz espia, por exemplo, que não esteja relacionada com uma revisão? Dependendo do que for, o aplicativo Meu Volkswagen – que utiliza inteligência artificial por meio do sistema IBM Watson – dentro do VW Play abre uma janela perguntando se o motorista deseja acionar um guincho/assistência no local por meio do VW Service 24h.

Leia também: A avaliação do Volkswagen Jetta GLI

Integração

O Certificado Digital de Serviço também é integrado ao VW Play, que mostrará onde e quando o dono do Nivus fez as revisões, extinguindo as chances de fraudes, uma vez que o sistema é interligado (e chancelado) com toda a rede de concessionárias da marca. Tudo digitalmente, na tela central do painel do carro. Nada de livretos.

Acesse: www.aceleraai.com.br



Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!