Minas lança aplicativo para atendimento online de Covid-19: ‘Consultas mais ágeis’

zema aplicativo
Zema lança aplicativo para consultas online (Gil Leonardi / Imprensa MG)

O governador Romeu Zema (Novo) lançou nesta sexta-feira (8) o aplicativo Saúde Digital – MG. A ferramenta vai permitir que os mineiros façam consultas online relacionadas à Covid-19. A plataforma estará disponível por três meses.

“Queremos evitar que pessoas que tenham risco se desloquem, usando o transporte público, até uma clínica ou até um hospital, onde o risco é maior ainda”, explicou o mandatário do Executivo mineiro.

O objetivo do Estado é melhorar o atendimento médico e, como consequência, reduzir a propagação do novo coronavírus no Estado. Segundo a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), Minas tem 111 mortes confirmadas pelo novo coronavírus.

Além disso, são 2.943 infecções registradas, 140 óbitos em investigação e 96.212 casos suspeitos.

+ Isolamento cai para 39% em Minas e Dia das Mães deve piorar: ‘Comemoração pode virar tragédia’

Como vai funcionar?

Uma equipe da Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais) será responsável pelo primeiro atendimento. Caso os especialistas (médicos, enfermeiros e psicólogos) avaliem que o paciente precisa de uma consulta presencial, a pessoa será encaminhada a uma unidade de saúde.

“Estaremos melhorando o atendimento médico no Estado, tornando a consulta mais ágil. E, muitas vezes, resolvendo um problema à distância que não precisaria ser resolvido presencialmente”, argumentou Zema.

Conforme o Estado, a navegação no aplicativo é intuitiva e permite que o usuário faça o registro de todos os seus familiares. Depois de baixar a ferramenta, os mineiros precisarão responder a um questionário relacionado à Covid-19.

De acordo com as respostas, o cidadão é direcionado para uma agenda com dias e horários disponíveis de médicos, enfermeiros e psicólogos para teleconsulta.

Onde e quando baixar?

O Estado, porém, não informou quando o aplicativo estará disponível nas lojas virtuais. O BHAZ fez uma demanda à SES-MG com relação a este e outros detalhes e aguarda um posicionamento. A matéria será atualizada assim que o Estado se posicionar.

Parceria

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Governo de Minas e a Techtools Ventures, empresa que agrega soluções de healthtech em 38 países.

Situação da Covid-19 no país

O Brasil chegou a 135.106 casos confirmados de Covid-19, um aumento de 8% em relação a essa quarta-feira (6), quando foram registradas 125.218 mil pessoas nessa condição.

+ Mortes por Covid-19 passam de 9 mil, diz Ministério da Saúde; Brasil tem 135 mil casos confirmados

A atualização foi divulgada pelo Ministério da Saúde nessa quinta-feira (7). O número foi um pouco mais baixo do recorde de terça-feira, quando os novos casos atualizados somaram 10.503. 

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Com Agência Brasil

Aline Diniz[email protected]

Editora do BHAZ desde janeiro de 2020. Jornalista diplomada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) há 10 anos e com experiência focada principalmente na editoria de Cidades, incluindo atuação nas coberturas das tragédias da Vale em Brumadinho e Mariana. Já teve passagens por assessorias de imprensa, rádio e portais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!