Adolescente de Betim morre e é a vítima mais nova da Covid-19 em Minas; menina tinha 14 anos

Mortes por Covid-19 continuam aumentando no país
Menina estava internada para realizar transplante cardíaco (IMAGEM ILUSTRATIVA/Banco de imagens/Shutterstock + Adão de Souza/PBH

A Prefeitura de Betim confirmou o óbito de uma adolescente de 14 anos por Covid-19. No boletim divulgado nessa sexta-feira (8), a vítima foi divulgada como a segunda morte da cidade pela Covid-19. A adolescente estava em um hospital do município de São Paulo desde janeiro para preparação para um transplante cardíaco.

“Ela teve resultado positivo para Covid-19, enquanto estava internada, e seu quadro clínico complicou em razão da patologia pré-existente, que a deixava em condição de imunodeprimida. A paciente não resistiu às complicações e foi a óbito no dia 3 de maio”, informou a pasta. 

Apesar da morte e contaminação ter acontecido em São Paulo, o óbito é contabilizado no município de Betim, que era o local de residência da jovem. No total, o município tem 25 casos de infecção pelo coronavírus confirmados e outros 45 aguardando resultado do exame.

A adolescente é a vítima mais jovem da doença no estado de Minas Gerais. Apesar disso, as mortes ainda se concentram entre os mais idosos.

Flexibilização do isolamento em Betim

Antes de registrar vítimas fatais, a Prefeitura de Betim tomou medidas de flexibilização do isolamento social na cidade. Em 22 de abril, foi anunciada a liberação do funcionamento do comércio. Em 29 de abril, a prefeitura confirmou a primeira morte por coronavírus na cidade. A vítima era uma mulher de 80 anos, com histórico de Acidente Vascular Cerebral.

Após a primeira morte, o prefeito Vittorio Medioli (sem partido) recuou na flexibilização e endureceu as medidas de isolamento. Bares foram fechados e a maioria do comércio ainda funciona, mas com restrição máxima de horário.

Mesmo assim, o número de casos continua a crescer na cidade. No momento da primeira flexibilização do isolamento, em 22 abril, Betim tinha 10 casos confirmados. Em 30 de abril, após o primeiro óbito, a cidade estava com 16 infecções. No último boletim divulgado, de 8 de maio, já são 25 casos confirmados.

Pelo Facebook, a prefeitura afirmou que está monitorando a situação com base em um estudo epidemiológico. “A decisão de reabertura poderá ser revista, de acordo com o aumento da curva epidemiológica da doença e da taxa de ocupação dos leitos disponíveis em Betim”, escreveu.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!