Home SeçõesAlto-FalanteJogador de futebol americano de BH faz rifa para pagar tratamento de câncer

Jogador de futebol americano de BH faz rifa para pagar tratamento de câncer

rifa mamute cancer

Um jogador de futebol americano, apelidado de Mamute por causa de seu tamanho e força, está enfrentando uma batalha contra o câncer. Mas, nesse caso, o atleta conta com a força presente na solidariedade das pessoas. André Sá Catrinque está promovendo uma rifa para bancar o tratamento da doença.

O jogador do time mineiro Betim Bulldogs recebeu o diagnóstico em dezembro de 2019, após sentir fortes dores na coluna e na virilha. Impossibilitado de realizar seu trabalho como personal trainer, o atleta tem recorrido a ajuda de amigos para combater a doença. “São pessoas que demonstram um amor e carinho que eu nem imaginava”, comenta.

Leia mais: Menina que desapareceu após sair de casa em Betim é encontrada

O câncer que André enfrenta atualmente é, na realidade, um reaparecimento tardio de um tumor nos testículos que teve aos 14 anos. Hoje, aos 33, ele conta que é uma situação rara que a doença retorne depois de tanto tempo. 

Para o atleta, a pandemia é uma preocupação ainda maior do que o normal. Em meio ao tratamento por quimioterapia, o atleta está com baixa imunidade e tem reforçado o isolamento. “Provavelmente, devo fazer mais três ou quatro ciclos de quimioterapia, cada um de 21 dias, e, se Deus quiser, estarei curado!”, torce.

A união do esporte

A notícia do câncer veio enquanto André preparava o lançamento de sua própria marca de artigos esportivos, a #MAMUTE74. A primeira rifa tinha justamente o intuito de divulgar o projeto, mas com a mudança na vida do jogador, ele precisou direcionar a arrecadação para o tratamento. 

A ideia solidária acabou crescendo e movimentando todo o futebol americano no Brasil. Os atletas se uniram em torno da causa e realizaram o Mamute Bowl, um evento esportivo beneficente para ajudar André. Na ocasião, o jogador recebeu diversos artigos esportivos, que possibilitaram a organização de uma segunda rifa para ajudá-lo.

Jogo beneficente reuniu diversos atletas brasileiros do futebol americano (André Sá Catrinque/Arquivo Pessoal)

A causa chegou a mobilizar a comunidade do futebol americano até fora do país. “Até o Durval Queiroz, que é o único brasileiro que joga na NFL, mandou uma bola autografada pelo time que ele joga, para ajudar”, relata André.

A oração de uma mãe

Com o BHAZ, André compartilhou um texto escrito por sua mãe, Cleinice Rezende, que descreve com emoção a trajetória do atleta na luta contra o câncer. Ela conta que desde o primeiro encontro com a doença, aos 14 anos, André tem tido o apoio dos amigos.

“O companheirismo levou alguns amigos mais próximos a fazer do dia de raspar a cabeça, um evento festivo. Foi uma festa de garagem com a turma raspando a cabeça, com direito à banho de mangueira e muita alegria, como se fossem calouros recém aprovados no vestibular”, narrou.

Na carta, a mãe relembra com alegria a realização do sonho do filho de se tornar jogador de futebol americano. Porém, ressalta as dificuldade que André encontrou para conseguir um diagnóstico rápido e os obstáculos da falta financeira. No entanto, ela fala da gratidão pela rede de solidariedade que viu se formar ao redor do filho.

Ao lado da esposa (à esquerda) e da mãe (à direita), André recebe o apoio de amigos no momento difícil (André Sá Catrinque/Arquivo Pessoal)

“André resolveu divulgar o diagnóstico e expor as dificuldades financeiras para seus alunos, amigos, parentes e seguidores. Foi uma explosão de afeto, solidariedade, generosidade e amor. Como disse o MAMUTE, ele se sentiu tomado nos braços por tanto carinho e apoio que passou a receber”, relata.

“Sabemos que a batalha está só começando. Mas um MAMUTE é um sobrevivente. Ele é forte, valente, destemido. A coragem faz parte de sua natureza. E ele está cercado de luzes para guiar seu caminho. Amor, apoio, companheirismo e solidariedade não lhe hão de faltar”, declara.

Como ajudar na rifa

1° Prêmio – Pulseira Miami Dolphins doada pelo @duzao90oficial + Boné #MAMUTE74
2° Prêmio – Camisa Brasil Onças doada pela @kickball_br e @brasilfabr + Boné #MAMUTE74
3° Prêmio – Bola Miami Dolphins Autógrafada pela OL 2019 do Miami Dolphins doada pelo @duzao90oficial + Boné #MAMUTE74

Whatsapp direto para contato: https://whats.link/mamute74

Rifa – R$5,00
Basta informar quantas rifas deseja, depositar ou transferir o valor referente e encaminhar o comprovante via whatsapp para receber os números do sorteio.

SORTEIO: 09/10/2020
Live no Instagram: @andre.catrinque

Dados para pagamento:
NUBANK – 260
ANDRÉ REZENDE DE SÁ CATRINQUE
CPF: 080.558.866-36
Agência: 0001
Conta: 30664801-2
ou
Banco do Brasil
ISABELA ALVES ABREU
Agência: 4025-8
Conta corrente: 36.479-7
CPF: 102.549.936-05
ou
BANCO INTER – 077
ISABELA ALVES DE ABREU CATRINQUE
CPF 102.549.936-05
Agência 0001-9
Conta 3922760-0
ou
Solicitar emissão de boleto por Whatsapp para valores a partir de R$20,00

Guilherme Gurgel

Guilherme Gurgel

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

Comentários