Mais de 500 artistas assinam manifesto de repúdio contra Regina Duarte: ‘Não nos representa’

artistas assinam manifesto contra regina duarte
Mais de 500 artirtas e intelectuais assinaram manifesto em repúdio a Regina Duarte (Isac Nóbrega/PR)

Um grupo de mais de 500 artistas, incluindo atores, músicos, cineastas, fotógrafos e escritores, divulgou um manifesto (leia abaixo na íntegra) em que repudia as declarações e atitudes da Secretária especial da Cultura do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), Regina Duarte.

Nomes como Caetano Veloso, Fafá de Belém, Fábio Porchat, Mariana Ximenes e Rita Lee assinam a carta, onde declaram fazer parte “da maioria de cidadãs e cidadãos que defende a democracia e apoia a independência das instituições para fazer valer a Constituição de 1988” e pedem respeito aos mortos e aos que lutam pela sobrevivência durante a pandemia do coronavírus.

Isac Nóbrega/PR

O manifesto também repudia a tortura, a corrupção e os crimes de qualquer governo, e diz que “não deseja a volta da ditadura militar” e que “não aceita os ataques reiterados à arte, à ciência e à imprensa, e que não admite a destruição do setor cultural ou qualquer ameaça à liberdade de expressão”. A carta é finalizada com um “ela não nos representa.”

Desconforto na CNN

O abaixo-assinado foi divulgado depois que Regina Duarte causou polêmica com uma entrevista à CNN, quando riu e minimizou as mortes registradas durante a ditadura militar no país e se irritou com jornalistas.

Quando foi apresentado um vídeo da também atriz Maitê Proença cobrando ações do governo Jair Bolsonaro e da ex-colega de TV Globo, Regina se irritou. “Vocês estão desenterrando mortos, tem um cemitério nas suas costas, vocês não estão cansados? Fiquem leves”, pediu. E foi rebatida pela apresentadora Daniela Lima: “Não estamos desenterrando mortos, estamos enterrando. Inclusive alguns de seus colegas, secretária”.

Moisés Teodoro[email protected]

Analista de mídias digitais, fotógrafo e produtor audiovisual no BHAZ. Formado em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário UNA. No portal desde abril de 2019, também já atuou como analista de conteúdo patrocinado e repórter. Esteve em grandes coberturas como o carnaval de BH e eleições municipais. Participou de reportagens vencedoras do prêmio CDL/BH de Jornalismo em 2021 (primeiro lugar na categoria internet) e em 2019 (segundo lugar na categoria internet).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!