Metrô de BH trava no horário de pico e provoca aglomeração de usuários

metro bh para provoca aglomeração
Metrô de BH apresentou problemas e provocou aglomeração de usuários (Reprodução/Twitter)

O metrô de Belo Horizonte apresentou problemas na manhã desta segunda-feira (11) e estações do sistema precisaram ser fechadas, provocando aglomerações de pessoas, o que contraria as determinações dos órgãos de saúde no combate ao novo coronavírus.

A CBTU-BH (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), empresa que administra os trens da capital, afirma que o problema foi provocado por uma falha na sinalização entre as estações Minas Shopping e Vilarinho. “O problema foi relatado às 6h e o sistema já foi normalizado, desde as 7h35”, afirma, por nota (leia na íntegra abaixo).

Pelas redes sociais, usuários registraram aglomerações no acesso às estações. Em um vídeo, é possível ver que as pessoas não respeitaram o distanciamento social de ao menos 1,5 metro de distância e se agruparam próximos ao portão da estação Floramar.

Ainda segundo a CBTU, o intervalo entre os trens durante o horário de pico chegou a 30 minutos – sendo que, em dias habituais durante a pandemia, é de 10 minutos. Também pelas redes sociais, usuários reclamaram da lotação dos trens.

Questionada sobre o risco à saúde dos usuários por conta da Covid-19, a CBTU se limitou a informar que “para garantir a segurança do próprio usuário foi necessário realizar o controle de fluxo em algumas estações, com fechamento momentâneo dos portões e reabertura após liberação para viagem”.

Ainda de acordo com a administradora do sistema de transporte, o problema foi solucionado e o metrô já funciona normalmente. “Todas as estações estão abertas à população e os trens seguem circulando habitualmente. Equipes de operação da CBTU-BH seguem atuando para restabelecer a regularidade dos intervalos entre as viagens, no menor tempo possível”, afirma.

Nota da CBTU-BH

“Em atendimento a este veículo de imprensa, a CBTU Belo Horizonte informa que registrou atrasos na operação do metrô nesta segunda-feira (11/05), em razão de falha de sinalização ocorrida no trecho entre as estações Minas Shopping e Vilarinho. O problema foi relatado às 6h e o sistema já foi normalizado, desde as 7h35.

Para garantir a segurança do próprio usuário foi necessário realizar o controle de fluxo em algumas estações, com fechamento momentâneo dos portões e reabertura após liberação para viagem. Por causa da falha, o intervalo habitual do metrô, que durante a pandemia tem sido de 10 minutos nos horários de pico, chegou a 30 minutos.

Neste momento todas as estações estão abertas à população e os trens seguem circulando habitualmente. Equipes de operação da CBTU-BH seguem atuando para restabelecer a regularidade dos intervalos entre as viagens, no menor tempo possível”.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!