Mais luzes no céu: Satélites Starlink aparecem no Brasil e impressionam

satelites starlink brasil
Os satélites foram vistos em várias regiões do país nesse domingo (@samueltimboto/Instagram/Reprodução + @imyourwebgirl/Twitter/Reprodução)

Mais uma vez, luzes impressionaram quem olhou para o céu em algumas regiões do país na noite desse domingo (10). A diferença é que, desta vez, a origem delas não é tão misteriosa. Os satélites Starlink, da empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk, foram vistos se movimentando por volta das 18h30 de ontem e deixaram as pessoas admiradas.

+ Meteoro cai em Minas após explodir na madrugada e assusta moradores: ‘As janelas e o portão tremeram’

O “trenzinho” de luzes formado pelos satélites foi visto em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e vários outros Estados, segundo os relatos publicados na internet. O fenômeno já havia sido registrado no Brasil em abril e ainda deve ser visto outras vezes por aqui.

+ ‘Fiquei apavorada’: Luzes misteriosas aparecem piscando no céu e intrigam a web (e estudiosos)

A SpaceX faz os lançamentos em lotes de 60 satélites e, enquanto eles caminham lentamente em direção à órbita, ficam visíveis a olho nu como uma linha de luzes brilhantes em movimento no céu. Atualmente, 422 satélites Starlink estão em órbita, e a expectativa é que a empresa de Musk lance 4.408 até o final deste ano. 

A trajetória dos Starlink podem ser acompanhadas no site Find Starlink, que confirma a visibilidade dos satélites na noite de ontem no Brasil. Uma nova aparição poderá ser vista de algumas regiões do país na quarta-feira (13), por volta das 17h30.

O objetivo da SpaceX é criar uma rede interconectada de satélites na baixa órbita da Terra, lançando ao espaço uma “constelação” de 12 mil satélites Starlink, capaz de transmitir internet de alta velocidade a qualquer lugar do planeta.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!