OVNI em Magé? Vídeos e relatos intrigam e assunto se torna o mais falado nas redes, mas autoridades negam

ovni magé
Imagens de clarões foram compartilhadas nas redes sociais (Twitter/Reprodução)

Mais uma vez, especulações sobre luzes vistas no céu tomaram conta das redes sociais e levantaram teorias sobre a vida extraterrestre. A suposta aparição de um OVNI (objeto voador não identificado) na cidade de Magé, no Rio de Janeiro, é o assunto mais comentado do Twitter nesta quarta-feira (13).

Vídeos publicados nas redes sociais mostram um clarão registrado durante a noite da terça-feira (12) e alguns relatos afirmam que um objeto, do tamanho de um ônibus, teria caído em um rio na cidade. A queda teria, inclusive, mobilizado militares na região e a área estaria isolada.

Em um áudio compartilhado na internet, um homem relata ter visto uma placa grande dentro d’água e que as forças armadas estão no local, mas não há imagens que registrem o ocorrido.

FAB nega

Procuradas pelo BHAZ, a Prefeitura de Magé e a FAB (Força Aérea Brasileira) afirmam que não têm informações sobre o ocorrido. Os militares dizem que não houve qualquer registro de ocorrência da Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros fluminenses, muito menos atuação da própria força.

Em nota, a prefeitura informou que não foi notificada sobre o caso e aproveitou para reforçar a orientação de que a população fique em casa e respeite as medidas de isolamento social.

“Desconhecemos a informação e não fomos oficialmente notificados por autoridades militares sobre o tema. Aproveitamos para dizer que estamos completando dois meses desde que o primeiro caso suspeito da Covid-19 foi identificado em Magé. Então reforçamos o apelo para que as pessoas fiquem em casa e ajude a conter o avanço da doença”, diz o comunicado da prefeitura da cidade.

‘Medo de 2020’

Não demorou para que o Twitter se enchesse de teorias, especulações e até de medo. “Ta passando Chico Xavier na Globo, no mesmo dia que o jornal nacional teve interferência, e aparentemente o povo falando de ovni em Magé. Olha, et’s, se tiverem coração puro me levem pq eu sempre quis sair da Terra”, escreveu um usuário da rede social.

Meteoro? Satélite?

Além das especulações sobre a vinda de extraterrestres à Terra e a chegada da “Data Limite”, de Chico Xavier, houve também a teoria de que o objeto podia se tratar de um satélite que estava em órbita ou de um meteoro.

No domingo (10), os satélites Starlink, da SpaceX, foram vistos no Brasil e, com a suposta queda do OVNI, alguns internautas sugeriram que um deles pudesse ter caído em Magé. Outros lembraram do meteoro que caiu em Minas Gerais na última sexta-feira (8) e levantaram a possibilidade deste novo episódio se tratar de algo parecido.

O BHAZ conversou com o diretor técnico da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), Marcelo Zurita, para saber se alguma dessas teorias pode ser confirmada. Segundo o diretor, que estudou as imagens aéreas registradas em sistemas oficiais, nada foi visto no céu da região desde domingo.

“Pesquisei nos registros da Bramon, em imagens de satélite, e nada disso foi registrado. A área é coberta pelas nossas câmeras e, nas capturas dos meteoros que nós registramos, também não encontrei nada de domingo para cá”, explica o especialista.

Ele também conta que, além de checar as imagens, procurou relatos em sites sobre avistamentos de meteoros e não encontrou registros do episódio. O diretor ressalta que os vídeos são de baixa qualidade e o suposto objeto encontrado no rio não foi filmado ou fotografado.

“Não existe nenhum registro concreto, só um relato verbal. Ao que tudo indica, de acordo com o que temos de informação e o que foi encontrado na nossa rede, isso é um boato. Se houve algo lá, é provável que tenha sido algo local, como um acidente em uma fábrica ou uma explosão de caldeira, mas isso é uma especulação minha”, conclui Zurita.

Memes

Quando se trata de Twitter, é claro que as piadas e brincadeiras não ficariam de fora. Apesar de muita gente acreditar que a vida extraterrestre finalmente se manifestou, outros internautas fizeram memes com o assunto.

Até o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) entrou na brincadeira. “Essa história de OVNI em Magé é sinal de que até os extraterrestres estão querendo assistir o vídeo das confissões dos crimes de Bolsonaro”, escreveu na rede social.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!