Ex-BBB sugere que escravos viviam na ‘zona de conforto’ e causa revolta na internet

ex bbb escravidão
Adriana Sant’Anna, que é coach, fez a declaração em uma live no Instagram (Instagram/Reprodução)

Em pleno 13 de maio, dia em que é celebrada a abolição da escravatura no Brasil, a ex-BBB Adriana Sant’Anna resolveu comparar a escravidão ao conceito de “zona de conforto”. Adriana, que agora é coach, estava fazendo uma live nessa quarta-feira (13) quando fez a declaração infeliz que causou revolta nas redes sociais.

A influenciadora digital estava falando sobre a falta de atitude das pessoas durante a quarentena, e citou como exemplo a situação dos escravos que foram libertos no Brasil. Segundo ela, mesmo livres na teoria, eles continuaram com uma mentalidade “acorrentada”.

“Na época dos escravos, eles andavam acorrentados. Todos eles viveram a vida inteira acorrentados. Até que veio a [Princesa] Isabel e assinou a Lei Áurea. Ela libertou todos os escravos, eles foram libertos, ninguém estava mais acorrentado”, disse a coach.

“Só que eles continuaram vivendo como se estivessem acorrentados. Não saíram do lugar, porque eles passaram tanto tempo na dor, que já estavam acorrentados na alma, no coração. Por mais que eles não tivessem aquelas correntes, dentro deles elas estavam. É a mesma coisa com você”, concluiu.

O trecho da transmissão ao vivo repercutiu negativamente nas redes sociais, que já estavam repletas de informações sobre a abolição da escravatura no Brasil, que completou 132 anos ontem. Adriana Sant’Anna foi acusada de racismo e internautas pediram que ela estudasse melhor a história do próprio país.

“Sério que ficaram por causa disso? Nossa!! Eu jurava, menina, jurava de pés juntos que era pq eles não tinham pra onde ir, que não tinham condições de sair dali já que a tal ‘libertadora’ não deu assistência visto que a ideia dela era exatamente essa, continuar com os escravos ali”, ironizou uma usuária do Twitter.

Mais tarde, Adriana gravou um novo vídeo em que disse que as palavras dela foram descontextualizadas (confira na íntegra aqui).

+ Ex-BBB que associou escravidão a ‘zona de conforto’ se defende e diz que se referia a ‘escravidão mental’

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!