Mulher morre por Covid-19 e velório reúne 60 pessoas em Araxá; família desconhecia causa do óbito

Família não sabia a causa da morte da vítima
Família não sabia a causa da morte da vítima (IMAGEM ILUSTRATIVA – Adão de Souza/PBH)

O velório de uma mulher de 57 anos virou motivo de preocupação para familiares e amigos da vítima em Araxá, no Alto Paranaíba. Depois do corpo ser liberado do hospital, sem a causa do óbito, dezenas de pessoas foram prestar as últimas homenagens à mulher.

A família da vítima foi informada, depois do sepultamento, que a mulher tinha morrido devido à complicações da Covid-19. Cerca de 60 pessoas, entre parentes e conhecidos, estiveram no velório realizado no Ginásio Santa Luzia.

Por conta do risco de contaminação pelo novo coronavírus, todas as pessoas que foram ao velório foram orientadas a ficar em isolamento, conforme informou ao BHAZ a secretária de Saúde e Coordenadora do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Araxá, Diane Dutra.

“Todas as pessoas que foram ao velório estão orientadas a fazerem o isolamento e estão sendo acompanhadas. À medida que apresentarem os sintomas, a gente fará o teste em todo mundo. Toda a família está assistida e monitorada”, disse.

Demora no diagnóstico

Diane esclareceu que a mulher foi internada com um quadro de “confusão mental” e os sintomas apresentados não levaram à desconfiança de que ela estaria com Covid-19.

“Uma grande investigação foi feita e vários exames realizados. Tudo levou para questões neurológicas e ela foi internada e desenvolveu um quadro muito rápido. Ela partiu pra uma parada cardíaca e a médica disse que não tinha justificativa para quadro desta forma”, disse.

Descoberta

Os médicos descobriram que a mulher morreu por Covid-19 devido à uma amostra de sangue que tinha sido coletada. “Ela faleceu, foi enterrada e o exame ficou pronto depois, infelizmente”, informou a secretária.

Em casos de morte por ou com a suspeita de Covid-19, a orientação é para não abrir o caixão. Na cidade de Araxá, a prefeitura informou que ficou definido que os velórios de vítimas do novo coronavírus podem ser realizados com 20 pessoas no máximo.

“Neste caso, cerca de 60 pessoas participaram de forma alternada”, informaram.

Dados do Boletim Oficial de Araxá indicam que a cidade, até essa quarta-feira (13), tinha 13 casos confirmados, sendo:

  • 7 recuperados;
  • 4 em monitoramento e
  • 2 óbitos.
Boletim Coronavírus da cidade de Araxá (Reprodução/Prefeitura de Araxá)
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!