Pichações em BH pregam violência e fazem ameaças de morte a jornalistas: ‘Mate um por dia’

Muro pichação ameaça jornalistas BH
Muro foi pichado com ameaças à jornalistas (Reprodução/Whatsapp + Amanda Dias/BHAZ)

A escalada de violência contra profissionais da imprensa e à democracia ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira (14). Ameaças de morte direcionadas a jornalistas foram pichadas em um tapume na esquina das avenidas Alfredo Balena e Francisco Sales, na região hospitalar de Belo Horizonte. “Jornalista bom é morto” e “mate um jornalista por dia” são alguns dos dizeres.

Pichações com ameaças à jornalistas (Reprodução/Whatsapp)

Ainda na manhã desta quinta, a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Alessandra Mello, se deslocou até o local para registrar as pichações e registrar um boletim de ocorrência.

Segundo a presidente, a ação criminosa faz parte de uma onda de ódio que tem ganhado força no país. “Isso é um completo absurdo. É o reflexo do que estamos vivendo na sociedade, uma escalada de violência contra jornalistas estimulada pelo presidente e seus seguidores, que atacam profissionais e descredibiliza a imprensa. Se continuar assim, uma hora, alguma coisa grave vai acabar acontecendo”, afirma Alessandra.

Pelas redes sociais, integrantes do sindicato disseram que vão denunciar o crime e grafitar uma arte no local como resposta aos ataques.

Procurada, a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte disse que ainda não havia sido acionada para a ocorrência. No entanto, via assessoria de comunicação, o órgão repudiou a ação.

“Manifestamos toda a solidariedade aos jornalistas de Minas. Informamos que há algum tempo, quando começaram a surgir ameaça contra jornalistas em nossos briefings diários, nós orientamos nossos agentes para ter um cuidado especial com profissionais de imprensa para evitar ameaças e agressões. Quanto à pichação, vamos entrar em contato com a Polícia Civil e tentar identificar imagens para identificar os autores das ameaças. Manifestamos, como instituição, total apoio a imprensa e aos profissionais”, disse a assessoria da Guarda.

Quem também repudiou a ação foi o porta-voz da Polícia Militar de Minas Gerais, o major Flávio Santiago, que disse que a corporação estará empenhada em prender os autores das ameaças.

“Repudiamos qualquer tipo de pichação, bem como ameaças a democracia e a quaisquer profissões que desempenham suas funções com ética e responsabilidade. Estaremos atentos para efetuar as prisões de quem estejam cometendo esses crimes”, afirmou.

O BHAZ também entrou em contato com a PCMG (Polícia Civil de Minas Gerais), que repudiou os ataques e reforçou a necessidade de denunciar o caso.

“A PCMG recebeu as imagens das pichações e informa que repudia toda e qualquer forma de ameaça contra à pessoa e contra a democracia. Ameaçar jornalistas é atentar contra a democracia. A PCMG esclarece que atua constantemente no combate à pichação. Desde o ano passado, quando foi implementada a Operação Muro Limpo, diversos mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Integrantes de associações criminosas foram presos. A PCMG continua realizando investigações para coibir este tipo de delito. É importante que seja feito o boletim de ocorrência e, também, que as pessoas denunciem no 181, caso tenham alguma informação sobre o fato”, disse a corporação.

Ataques

Ataques aos jornalistas e profissionais da imprensa têm se tornado cada vez mais comuns, vindos do pessoas que interrompem reportagens, gritam e agridem repórteres, até mesmo do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), que já chegou a desferir ofensas e mandar jornalistas calarem a boca.

+ Democracia em queda: Jornalista é atacada após expor Bolsonaro convocando atos contra o Congresso

+ Mais uma vez: Globo volta a ser atacada em link ao vivo

+ Bolsonaro manda jornalistas calarem a boca e ataca a Folha: ‘Canalha é elogio’

+ Bolsonaro volta a atacar imprensa após piada com o PIB: ‘O que vocês estão fazendo aqui?’

+ Bolsonaro ofende jornalista da Folha com insulto sexual e gera reações: ‘Ela queria dar o furo’

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!