Home NotíciasBHMesmo na lista de bairros mais afetados por Covid-19, Buritis tem aglomeração em ‘pelada’ particular

Mesmo na lista de bairros mais afetados por Covid-19, Buritis tem aglomeração em ‘pelada’ particular

Flagrante foi enviado por moradores do bairro Buritis

Apesar dos casos e mortes provocadas pelo novo coronavírus continuarem aumentando a cada dia, aglomerações têm sido notadas com frequência. No bairro Buritis, por exemplo, uma quadra esportiva foi flagrada com, pelo menos, 14 pessoas jogando futebol na tarde desta sexta-feira (15).

Belo Horizonte tem 1.059 casos confirmados e 29 mortes, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela PBH. Nessa quinta-feira (14), a Prefeitura divulgou, pela primeira vez, o número de casos por área de residência dos pacientes: o Lourdes é o que mais tem casos de contaminação (37), seguido pelo Belvedere e pelo Buritis (26).

Leia mais: Brasil passa da marca de 1,5 milhão de casos confirmados de Covid-19; mais de 60 mil morreram

+ Lourdes é o bairro com mais casos de Covid-19 em BH; Belvedere e Buritis dividem segunda colocação

Mesmo com as orientações das autoridades de saúde, para as pessoas permanecerem nas casas e evitarem aglomerações, algumas insistem em ir na contramão.

+ Em meio à pandemia, ‘peladas’ de futebol são flagradas em BH e região: ‘Imaturidade e irresponsabilidade’

Leia mais: Justiça obriga Backer a disponibilizar canais de atendimento a consumidores após intoxicações

O BHAZ recebeu de moradores um flagrante na quadra FT5 Beach Sports. No local, um grupo de pessoas praticava esporte.

Flagrante foi enviado por moradores do bairro Buritis (WhatsApp/Reprodução)

Nos arredores da quadra de areia havia pessoas próximas, o que contraria a proposta de distanciamento social. A reportagem entrou em contato com Marcelo Paiva, responsável pela unidade, e foi informada que se tratava de “algo interno”.

“Na verdade teve [pessoas reunidas na quadra], mas nada comercial. Estamos fechados para o público e foi algo interno”, disse. Segundo Paiva, o local estará aberto à comunidade somente quando o poder público autorizar.

O desrespeito ao isolamento prosseguiu durante a noite, conforme novo registro enviado por moradores.

Moradores do Buritis flagraram aglomeração em quadra esportiva (WhatsApp/Reprodução)

‘Totalmente inadequado’

O médico infectologista Carlos Starling repudia a aglomeração durante a pandemia do novo coronavírus e classifica encontros, igual ao flagrado, como algo “totalmente inadequado”.

“Não importa se [o encontro] é interno ou comercial, é a mesma coisa. As pessoas estão circulando. Não há diferença de aglomeração particular ou não. É absolutamente inadequado”, diz.

Para o especialista, flagrante como este é um desrespeito com a população que segue o isolamento e com o poder público. “‘Ah o evento é privado e eu posso jogar futebol’. Isso é conversa de gente mal educada, principalmente em um bairro com mais casos da doença”, diz.

Starling conclui dizendo que o desrespeito ao isolamento é uma “falta de cuidado das pessoas com elas mesmas, com as famílias delas e com a população como um todo”.

Vitor Fórneas

Vitor Fórneas

Repórter do BHAZ desde maio de 2017. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política.

Comentários