Ministro da Educação discute com jornalista na CNN; apresentadora encerra entrevista e manda indireta

weintraub monalisa perrone discussao
Ministro se irritou porque jornalista fez pergunta que “não foi combinada” (Reprodução/Twitter)

O ministro da Educação Abraham Weintraub virou assunto nas redes sociais no início da noite desta sexta-feira (15) após discutir com Monalisa Perrone, apresentadora do Expresso CNN, durante uma entrevista ao vivo para o telejornal. Ao ser questionado sobre a saída de Nelson Teich do Ministério da Saúde, Weintraub se irritou e teve um atrito com a apresentadora.

Logo no início da entrevista, feita ao vivo por videoconferência, Monalisa pediu para que o ministro da Educação comentasse sobre como está o governo Bolsonaro com a saída de Teich. Weintraub então pergunta a um assessor que o acompanha se o tema havia sido tratado previamente e diz que “não era o combinado”.

“Quando a gente combina uma coisa, a gente não deve descumprir. Eu combinei de falar do Enem. Vamos começar falando do Enem, vamos ver como evolui e lá pelas tantas a gente pode até fazer uma pergunta sobre a mudança. Não acho que contribui, na primeira entrevista que você está fazendo comigo, já chegar descumprindo”, defendeu o ministro.

A apresentadora respondeu citando a relevância do cargo de Weintraub dentro do governo e a importância de falar da pasta da saúde no dia em que seu líder decidiu se demitir: “Nós estamos perguntando sobre um colega do senhor, mas se o senhor não quiser responder o que o Brasil inteiro gostaria de saber, fique à vontade”.

‘Não te conhecia’

Em um determinado momento da discussão, Weintraub explicou que, quando aceitou falar com a CNN, pediu para ser entrevistado por outros jornalistas, que, segundo ele, não o fariam “sair da pergunta” e “seguiriam o combinado”: “Eu pedi a Renata e o Caio, porque eu não te conhecia”.

Apesar do atrito, a entrevista seguiu, com Weintraub respondendo a questionamentos sobre a manutenção do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na contramão dos principais eventos ao redor do mundo, que foram adiados em função da pandemia do novo coronavírus.

Repercussão

Nas redes sociais, a discussão logo gerou inúmeros comentários e dividiu opiniões, com algumas pessoas defendendo que a apresentadora não tinha a obrigação de se ater a nenhuma espécie de “roteiro de entrevista” e outras acreditando que Monalisa foi “deselegante” e “mal educada”.

“Por favor avisem a Monalisa Perrone, de que sempre fui fã, que a estrela é o entrevistado, e não ela. Deixe o entrevistado falar. Pior que o Faustão. Fiquei envergonhado”, publicou um usuário. “Weintraub sabia que seria perguntado sobre a saída do Teich. Quis dar showzinho”, disse um segundo. “Regina Duarte fazendo escola”, publicou um terceiro, em referência a uma entrevista recente da Secretária de Cultura também à CNN.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!