Dez barreiras sanitárias já funcionam em BH; saiba os endereços

barreiras sanitárias bh
Confira o endereço das barreiras sanitárias em BH (Moisés Teodoro/BHAZ + Roberth Costa/BHAZ)

Dez das 18 barreiras sanitárias anunciadas pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD), na última sexta-feira (15), começaram a funcionar na manhã desta segunda-feira (18). A intenção do mandatário é frear o avanço da Covid-19 na capital mineira.

O decreto prevê a realização de exames de temperatura corporal nas pessoas que estiverem dentro dos veículos que forem parados nas barreiras. A decisão foi publicada do Diário Oficial do Município (DOM) de sexta-feira (15).

+ Cristiano Machado, Raja e mais: Veja onde estarão as barreiras sanitárias de BH

“A pessoa cujo rastreamento clínico identifique suspeita de infecção pela Covid-19 será orientada e encaminhada para unidade de saúde específica, para ser assistida e evitar a possível propagação da doença”, diz trecho do decreto.

Confira os endereços de onde estão as barreiras nesta segunda-feira:

  • Avenida Amazonas, próximo ao Viaduto do Anel Rodoviário
  • Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, próximo à Rua Conde Pereira Carneiro
  • Avenida Civilização, próximo à Rua dos Menezes
  • Avenida Dom Pedro I, próximo à Rua Bernardo Ferreira da Cruz
  • Avenida Cristiano Machado, próximo à Rua das Gabirobas
  • Avenida José Cândido da Silveira, no trecho entre a MG-05 e Rua José Moreira Barbosa
  • Rua Jornalista Djalma Andrade, próximo à Avenida Dr Marco Paulo Simon Jardim
  • Avenida Raja Gabaglia, próximo à Rua Parentis
  • Avenida Nossa Senhora do Carmo, no trecho Belvedere
  • Rua Haiti, no trecho entre a Avenida Presidente Eurico Dutra e Rua Patagônia

Os indivíduos que se recusarem a realizar exames ou parar nas barreiras quando solicitadas poderão ser penalizadas conforme lei de enfrentamento da emergência de saúde pública, assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), no dia 6 de fevereiro.

Medidas de hospedagem

O texto assinado por Kalil também traz medidas que precisarão ser adotadas pelo setor hoteleiro de BH, válido também para pousadas, pensões, motéis, campings, albergues e outros alojamentos.

Os estabelecimentos deverão limitar o acesso a áreas comuns e proibir o uso de academias, piscinas e saunas. No formulário de check-in de cada hóspede, deverá constar se a pessoa teve contato com algum suspeito ou caso confirmado de Covid-19 nos últimos 14 dias.

Caso a resposta seja positiva, a Secretaria Municipal de Saúde deverá ser acionada para determinar ao estabelecimento as medidas necessárias de isolamento do hóspede ou atendimento médico.

Aline Diniz[email protected]

Editora do BHAZ desde janeiro de 2020. Jornalista diplomada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) há 10 anos e com experiência focada principalmente na editoria de Cidades, incluindo atuação nas coberturas das tragédias da Vale em Brumadinho e Mariana. Já teve passagens por assessorias de imprensa, rádio e portais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!