Midnight, a versão black do Equinox


Andamos na opção Midnight do utilitário-esportivo Equinox, que tem visual externo e interno com predominância da cor preta, uma boa lista de equipamentos de série (baseada na versão LT), o novo (e eficiente) motor 1.5 com turbo e injeção direta de gasolina e câmbio automático de seis marchas, que trabalha de forma suave. Destaque também para o amplo espaço interno, o baixo nível de ruídos internos e o bom acabamento. Por outro lado, o diâmetro de giro é muito longo e faltam “borboletas” junto ao volante para tornar as trocas de marcha manuais mais ágeis.

Assim como fez com modelos como S10, Tracker e Cruze, a GM também criou a versão Midnight para o Equinox. A opção “meia-noite” se diferencia pela predominância da cor preta.

Visual black

Por fora, a cor está na carroceria, na grade frontal (até a gravatinha da Chevrolet foi pintada de preto), nas máscaras das luzes auxiliares e nas rodas de liga de 19 polegadas com acabamento brilhante, deixando o visual bem esportivo.

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Mas a maior novidade está debaixo do capô: em vez do 2.0 turbo, o novo motor 1.5, com turbo e injeção direta, que gera 172cv de potência e 27,8kgfm de torque e está conectado a um câmbio automático de seis marchas (em vez do automático de nove velocidades).

Bom fôlego

Embora menor, o motor 1.5 dá conta e com folga da tarefa de empurrar os mais de 1.500 quilos do Equinox. Como o torque chega já em baixas rotações, o carro acelera e retoma com bom fôlego e rapidez. Só falta ser flex (consome apenas gasolina).

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E faz isso sem gastar muito. Na estrada, com ar ligado e apenas o motorista, o SUV médio registrou médias em torno de 12,8km/l. Na cidade, nas mesmas condições, as médias giraram em torno de 9,5km/l.

Automático de seis

O câmbio de seis marchas trabalha de forma suave e em boa sintonia com o motor. Falta apenas as “borboletas” junto ao volante para tornar as trocas manuais mais ágeis. Com o motor 1.5, a tração passou a ser dianteira em vez de integral (que é no 2.0).

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Além da boa qualidade do acabamento e do baixo nível de ruídos, internamente destaca-se o amplo espaço interno, acomodando com conforto cinco adultos. A capacidade do porta-malas de 468 litros é bem razoável para o seu porte, mas falta fechamento elétrico para a tampa, que é um pouco pesada.

Assistência elétrica

Por outro lado, o SUV tem um diâmetro de giro mais longo, exigindo mais manobras para sair de vagas apertadas. Nesse momento, destaca-se a boa calibragem da assistência elétrica da direção, que também tem bom “peso” em altas velocidades.

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Com multibraços na traseira, a suspensão tem um acerto mais voltado para o conforto, absorvendo bem as irregularidades do piso, o que não chega a comprometer a estabilidade, embora exija mais atenção nas curvas mais fechadas.

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Conteúdo da LT

Como o conteúdo da versão é baseado na LT, a Midnight tem de série itens como seis airbags, monitoramento da pressão dos pneus, banco do motorista com ajustes elétricos, ar-condicionado de duas zonas, central multimídia MyLink e faróis de xenônio.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.5, 16V, turbo, injeção direta de gasolina, comando de válvulas variável, que gera 172cv de potência (a 5.600rpm) e 27,8kgfm de torque (de 2.500rpm a 4.500rpm)

Transmissão –Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, multlink

Dimensões – Comprimento, 4,65m; largura, 1,84; altura, 1,69m; e entre-eixos, 2,72

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/50 R19

Porta-malas – 468 litros

Tanque – 59 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.551 quilos

Equipamentos de série – Acendimento automático dos faróis, ar-condicionado dual zone, assistente de partida em rampa, chave presencial, banco do motorista com regulagem elétrica, faróis de xenônio com luz de rodagem diurna de LED, retrovisores com regulagem elétrica, seis airbags, freio de estacionamento eletromecânico, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, monitor de pressão dos pneus e central multimídia MyLink com tela de oito polegadas e conexões Android Auto e Apple CarPlay.

Preço – R$ 137.290

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Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz