Coronavírus: Minas chega a quase 5 mil infectados; 77% possuem entre 20 e 59 anos

coronavírus minas idades infectados
Maioria das pessoas infectadas não são idosos (Amanda Dias/BHAZ)

Minas Gerais chegou a quase cinco mil casos do novo coronavírus, de acordo com dados divulgados pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde) nesta terça-feira (19). O boletim mostra que a média de idade dos mineiros infectados é de 44 anos. Além disso, 77% dos contaminados têm idades entre 20 e 59 anos.

Segundo a SES-MG, o pico da Covid-19 em Minas Gerais ainda é esperado no dia 9 de junho, segundo previsão do governo. Os mais novos números oficiais divulgados pela pasta são:

  • 167 óbitos (aumento de 3,7% em relação ao último boletim)
  • 2264 casos em acompanhamento (redução de 0,7%)
  • 4977 casos confirmados (aumento de 6%)
  • 2546 casos recuperados (aumento de 13% casos)

O número de mortes chegou a 167 casos, um aumento de seis óbitos acumulados em 24h. Dentre as mortes, 90% eram de pessoas que apresentavam comorbidades anteriores à doença. A média de idade entre os óbitos é de 69 anos e 75% das vítimas são idosos.

Pico

Nesta terça-feira (19), em coletiva realizada na Cidade Administrativa de Minas Gerais, o secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, disse que o pico ainda é estimado para o dia 9 de junho no Estado. “Nós estamos acompanhando e trabalhando para fortalecer o sistema de saúde para passarmos por isso preservando o maior número de vidas possível”, disse.

De acordo com o secretário, Minas Gerais, com o apoio da Polícia Militar, conseguiu 428 respiradores estragados e já reparou 187 deles, que serão entregues à rede de saúde.

A primeira cidade a receber os equipamentos foi Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. A entrega realizada hoje contou com a presença do secretário de Saúde Carlos Eduardo Amaral e o governador Romeu Zema (Novo).

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!