Home NotíciasCoronavírusCovid-19: Minas pode antecipar feriados para barrar avanço do novo coronavírus

Covid-19: Minas pode antecipar feriados para barrar avanço do novo coronavírus

Medida é para conter avanço do novo coronavírus

O isolamento social é uma das formas mais eficazes de prevenção contra o novo coronavírus. Algumas cidades, como São Paulo, anteciparam feriados com o objetivo de manter as pessoas em casa e conter o avanço da doença. E tal possibilidade não está descartada em Minas Gerais.

Em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (20), o secretário estadual adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, destacou que o governo ainda não tem nada pronto, mas que a possibilidade de feriados serem adiantados é real.

“Não fica afastada, dentro das possibilidades legais, a possibilidade de movimentação de um feriado, caso seja de atribuição do governo do Estado e de seu parlamento [Assembleia Legislativa de Minas Gerais]”, disse.

Leia também:  Covid-19: Pessoas em situação de rua relatam belo-horizontinos 'mais solidários'; PBH é alvo de críticas

Além da antecipação dos feriados, o governo pode conceder férias, férias premium, folgas compensatórias e decretar ponto facultativo aos servidores do Estado. Caso isso aconteça, um decreto será publicado.

Leia também:  Polícia prende suspeitos de assalto em que gerente de banco foi assassinado em Guaxupé

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Vitor Fórneas

Vitor Fórneas

Repórter do BHAZ desde maio de 2017. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política.

Comentários