‘Ciberformatura’: Robôs recebem diplomas no lugar de alunos para evitar aglomeração

ciberformatura filipinas
Cerimônia aconteceu nesta sexta e será repetida para outros alunos (Reprodução/Taguig City Pio)

Alunos que se formaram no Ensino Médio em uma escola das Filipinas passaram por uma situação impensável antes da pandemia de Covid-19. Nesta sexta-feira (22), como é tradição, eles participaram de uma cerimônia de formatura, mas com um detalhe: cada um da sua casa, sendo representados no evento por robôs.

De acordo com a CNN, “ciberformatura” aconteceu no auditório da escola, na cidade de Taguig, com apenas alguns membros da equipe para evitar ao máximo a aglomeração de pessoas. Os educadores entregaram os diplomas a robôs de formato semelhante ao de seres humanos, todos com as becas tradicionais da cerimônia.

No lugar dos rostos, os quatro robôs utilizados pela escola tinham tablets que exibiam fotos de cada um dos 179 formandos, de forma que cada aluno pudesse ter alguma lembrança do momento solene. A formatura foi transmitida ao vivo no Facebook para que familiares e amigos dos alunos pudessem acompanhar.

‘Simbólico’

Em comunicado oficial, o prefeito da cidade, Lino Cayetano, explicou que, apesar de não ser ideal, a medida foi uma tentativa de proporcionar aos alunos uma lembrança especial: “Nós sabemos o quão simbólica é uma formatura para os formandos e para seus pais”.

O prefeito informou ainda que a experiência será repetida para os mais de 17 mil alunos que estão para se formar em outras 36 escolas da cidade, com os mesmos robôs desenvolvidos e inaugurados pela escola que os utilizou hoje.

Além disso, a administração municipal também está oferecendo suporte financeiro às famílias de mais de 16 mil moradores recém-formados que estão com dificuldades para encontrar empregos.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!