Ônibus de BH vão oferecer máscaras e álcool em gel para passageiros a partir de segunda-feira

onibus bh mascaras
A medida procura lembrar os passageiros de levarem seus próprios equipamentos (Amanda Dias/BHAZ)

Em mais uma ação de combate à pandemia da Covid-19 em Belo Horizonte, os ônibus que circulam pela cidade passarão a ser equipados com máscaras e álcool em gel para intensificar a proteção contra o novo coronavírus. A partir da segunda-feira (25), as medidas sanitárias já estarão em vigor.

As máscaras já são equipamentos obrigatórios para o cidadão belo-horizontino e as empresas que operam o sistema de transporte coletivo da capital mineira vão oferecer o item de segurança para os passageiros que estiverem desprevenidos. Além disso, os frascos de álcool em gel serão instalados em todos os veículos.

Estações

A partir da próxima semana, as empresas responsáveis pelo sistema também pretendem intensificar a higienização das estações de integração do BHBus e dos veículos. Segundo o presidente do SetraBH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte), Joel Paschoalin, a limpeza será intensificada em superfícies de maior contato dos passageiros.

“Temos feito uma higienização constante dentro das garagens e nas estações, entre as viagens e fora do horário de pico. Todos os nossos motoristas estão usando máscaras. Temos tido um cuidado especial. Agora vamos reforçar por iniciativa das empresas, a higienização das estações, as roletas das estações, com atenção especial nos pontos de superfície de maior contato dos passageiros”, explica.

“Vamos instalar um dispenser com álcool em gel dentro dos veículos e disponibilizar gratuitamente máscaras para os passageiros, pois muitos esquecem ou não possuem o item de segurança. Vamos fazer um trabalho educativo para que da próxima vez ele venha com a sua máscara”, completa o presidente.

Desde abril, o SetraBH já distribui gratuitamente cartões BHBus para evitar que os passageiros dos coletivos usem notas e moedas para pagar a tarifa. Paschoalin reitera que a medida será mantida e reforça que a participação da população no combate à Covid-19 é fundamental.

“Seja na fila para entrar no ônibus, mantendo o distanciamento do próximo passageiro, na hora de aguardar o ônibus, e, quando observar que todos os lugares estão ocupados, aguardar o próximo veículo. Principalmente nas estações, onde a frequência dos ônibus é maior. São questões muito importantes e que dependem da contribuição de todos para que efetivamente funcionem”, finaliza.

Recomendações

O SetraBH também reuniu recomendações aos passageiros que andarem de ônibus na capital, para que a transmissão do coronavírus seja evitada:

  • Utilizar sempre a máscara durante as viagens e nas Estações BHBus de embarque e desembarque.
  • Evitar os horários de pico.
  • Realizar viagens sempre assentado, quando não for possível, aguardar a chegada de novo veículo.
  • Escolher rotas que envolvam apenas um meio de transporte, evitando trocas de linhas ou modais que aumentam o risco de exposição, sempre que for viável;
  • Lavar sempre as mãos com sabão até a metade do antebraço, esfregando também as partes internas das unhas, antes e depois de usar o transporte público;
  • Evitar contato físico, procurar manter uma distância de pelo menos um metro de outras pessoas.
  • Limpar com álcool em gel 70° INPM objetos tocados frequentemente;
  • Evitar tocar nas áreas do rosto (principalmente nariz, olhos e boca) antes de higienizar as mãos

Com SetraBH

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!