Grupo Galpão, Chapeuzinho Vermelho e mais! Festival de teatro exibe mais de 40 peças DE GRAÇA pela internet

festival teatro online
Festival começa nesta quarta com peça do Grupo Galpão (Divulgação/Adriana Marchiori/Adriano Dória)

Parece que a exibição de peças de teatro online chegou para ficar mesmo! Depois de algumas iniciativas locais, agora é a vez do Profesteatro, Festival Nacional de Teatro. Com número recorde de 267 grupos inscritos, o festival inaugura sua sexta edição nesta quarta-feira (27) e, pela primeira vez, online. São 40 peças ao todo e todas podem ser assistidas gratuitamente.

O Profesteatro, festival produzido pela Cia de Teatro Terceiro Sinal, de Congonhas, na região Central de Minas, foi idealizado pelo ator, diretor e produtor cultural João Sabará – e promete fazer história em sua sexta edição. Grupos de teatro de todo o Brasil disponibilizaram seus projetos online e 40 propostas foram selecionadas para transmissão ao vivo nas redes sociais da companhia.

Concorrem cinco montagens de cada categoria, sendo elas Drama, Comédia, Rua, Alternativo, Monólogo, Palhaçaria, Musical e Infantil. O evento será realizado a partir desta semana e vai até o domingo (31), pela primeira vez online, devido à pandemia da Covid-19.

Grupo Galpão

O espetáculo “Um Molière Imaginário”, do Grupo Galpão, fará a abertura oficial do evento, na quarta (27), às 19h30. Além disso, montagens de destaque nacional estão na programação, incluindo “Achados e Perdidos”, de Cininha de Paula; “Eu Sempre Soube”, com direção de Márcio Azevedo, na categoria Monólogo, com interpretação de Rosana Gofman.

Entre os dramas, está a versão premiada do clássico de “Chapeuzinho Vermelho”, do Projeto Gompa, de Porto Alegre (RS), com direção de Camila Bauer. Uma das concorrentes na categoria musical é “Cabaré Vagabundo”, do Grupo Oriundo, com direção de Antônio Hidelbrando. 

Entre os jurados estão importantes nomes da cena teatral e cultural, como Thiago Lacerda, João Fonseca, Reiner Tenente, Ernesto Piccolo, Mateus Ribeiro; Tauã Delmiro, kayete, Eraldo Fontiny, Carlos Nunes, Leonardo Miggiorin e Beatriz Apocalypse. 

Primeira vez

A iniciativa da Cia de Teatro Terceiro Sinal em realizar o festival completamente online é pioneira. O Profesteatro será o primeiro grande Festival Online de Teatro, de relevância nacional, com envolvimento de grupos de teatro de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande Sul, Amazonas, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e Distrito Federal.

“A proposta do festival é dar visibilidade às novas produções teatrais, promover o intercâmbio entre grupos, abrir espaço para novos talentos e, principalmente, movimentar a cena cultural. Agora, nosso esforço é ainda maior neste sentido, pois vivemos juntos este momento em que todos estão em isolamento, devido ao Coronavírus, e temos que manter a arte teatral em atividade”, explica João Sabará.

A programação completa está disponível no site da companhia (acesse aqui). Para assistir às peças, basta entrar no canal do Youtube (acesse aqui) no horário determinado na programação.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!