Estrondo seguido de tremor de terra assusta moradores de Sete Lagoas: ‘A casa tremeu’

Situação deixou moradores assustados
Situação deixou moradores assustados (IMAGEM ILUSTRATIVA – Google Street View/Reprodução)

Um estrondo seguido de um tremor assustou moradores de Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais, na tarde desta terça-feira (26). O assunto foi parar nas redes sociais e tem gente achando que é o “apocalipse” chegando à cidade (veja abaixo).

Moradores contaram ao BHAZ que ouviram um forte barulho, por volta das 17h. “Ouvimos algo parecido com trovão. Eu e meu filho estávamos juntos, mas não sentimos nada no solo, pelo menos no lugar em que estávamos, no bairro das Graças. Foi um grande barulho”, conta o empresário Evaldo Nunes.

A socióloga Flávia Palma lembra que a família estava em casa, devido ao isolamento social, quando o barulho ocorre. “A gente pensou que tinha caído alguma coisa, pois não estava chovendo. O meu pai foi lá fora ver o que era, mas não conseguiu saber”, diz.

O assunto passou a ser comentado, conforme conta Flávia, nas redes sociais. “Em um grupo do WhatsApp as pessoas começaram a falar de tremor, mas aqui em casa não chegou a tremer”.

“Alguém sentiu tremor e ouviu barulho aí em algum bairro? Sabe dizer o que houve?”, perguntou uma pessoa no grupo de conversa. “Tremeu um pouco aqui pro meu lado também. Todo mundo comentando de vários bairros diferentes”, respondeu outra.

Barulho e tremor foram comentados em grupos de Wpp (Flávia Palma/Arquivo pessoal)

Em 2016, um tremor de terra de magnitude 1,7 na Escala Richter foi sentindo em Sete Lagoas. Por conta disso, muitas pessoas da cidade associaram o barulho a um possível novo abalo sísmico.

“Muita gente comentou que a casa tremeu. O barulho foi na cidade inteira, inclusive nos bairros mais afastados”, conta Laísa Correia.

No Twitter, o assunto repercutiu entre os internautas. “Que estranho este tal tremor. Será que Sete Lagoas tá acabando?”, “O Apocalipse chegou em Sete Lagoas… Minha avó falou que Deus está voltando”, escreveram alguns.

Explicações

O BHAZ entrou em contato com a Defesa Civil de Minas Gerais e foi informado pelo tenente coronel Flávio Godinho que “as informações estão sendo levantadas junto aos órgãos da cidade”, mas que ainda não há certeza sobre o que aconteceu.

“Faremos contato com o SIS/UnB (Observatório Sismológico da Universidade de Brasília) para saber se houve abalo sísmico”, explica.

A reportagem tentou contato com o SIS/UnB, mas não teve as ligações atendidas. O Corpo de Bombeiros informou que nenhum registro foi feito sobre o fato.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!