Globo repudia ameaças contra Bonner e família e faz alerta: ‘Nenhuma intimidação o impedirá’

globo repudia ameacas bonner
CPF do filho de Bonner foi usado para fraude e agora família está recebendo ameaças por WhatsApp (Reprodução/TV Globo)

A Globo divulgou, nesta terça-feira (26), uma nota de repúdio às ameaças que o jornalista e apresentador William Bonner vem sofrendo nos últimos dias. Segundo a emissora, recentemente, Bonner e uma de suas filhas receberam mensagens listando dados pessoais da família do jornalista, como endereços e números de CPF dos pais, dos filhos e da esposa.

No comunicado (leia na íntegra abaixo), a emissora explica que “tanto o jornalista quanto a sua filha receberam por Whatsapp em seus telefones pessoais mensagem vinda de um número de Brasília com uma lista de endereços relacionados a ele e os números de CPF, o que abre porta para toda sorte de fraudes”.

A emissora reforça ainda que apoiará o jornalista para que os autores das ameaças sejam encontrados e punidos: “William Bonner é um dos mais respeitados jornalistas brasileiros e nenhuma campanha de intimidação o impedirá de continuar a fazer o seu trabalho correto e isento”.

A nota da emissora fala também sobre o uso indevido do CPF de Vinícius, filho de Bonner, caso que o jornalista denunciou nas redes sociais na última semana. Segundo ele, o cadastro do filho foi utilizado por terceiros para solicitar o auxílio emergencial do governo.

Golpe

Fátima Bernardes, mãe de Vinícius, também se manifestou sobre o caso de fraude no auxílio emergencial. No programa “Encontro” desta manhã, uma das pautas foram os golpes envolvendo o benefício e a apresentadora citou o caso do filho como exemplo.

“[A inscrição] exigia o nome dele, o meu nome, o que não é difícil de saber, data de nascimento e o documento, o CPF, dele. A carta de motorista dele estava na internet. Se não fosse uma pessoa da imprensa nos ligar e questionar, cobrar, não teríamos sabido”, contou.

Fátima também explicou que o filho não poderia nem mesmo fazer a solicitação, já que é estudante e dependente dela e de Bonner. A apresentadora ainda lamentou a proporção que os golpes podem estar tomando no país: “Nós tomamos as medidas judiciais e não sabemos se o dinheiro chegou a ser sacado, mas quantas pessoas podem estar sacando dinheiro ilegalmente?”.

Nota da Globo na íntegra:

A Globo repudia a campanha de intimidação que vem sofrendo o jornalista William Bonner e se solidariza com ele de forma irrestrita. Há dias, um fraudador usou de forma indevida o CPF do filho do jornalista para inscrever o jovem no programa de ajuda emergencial do governo para os mais vulneráveis da pandemia, para isso se aproveitando de falhas no sistema, que não checa na Receita Federal se pessoas sem renda são dependentes de alguém com renda, fato denunciado publicamente pelo próprio jornalista que apresentou notícia crime junto ao Ministério Público Federal no Rio de Janeiro.

Agora, tanto o jornalista quando a sua filha receberam por WhatsApp em seus telefones pessoais mensagem vinda de um número de Brasília com uma lista de endereços relacionados a ele e os números de CPFs dele, de sua mulher, seus filhos, pai, mãe e irmãos, o que abre a porta para toda sorte de fraudes.

A Globo o apoiará para que os autores dessa divulgação de seus dados fiscais, protegidos pela Constituição, sejam encontrados e punidos. William Bonner é um dos mais respeitados jornalistas brasileiros e nenhuma campanha de intimidação o impedirá de continuar a fazer o seu trabalho correto e isento. Ele conta com o apoio integral da Globo e de seus colegas e está amparado pela Constituição e leis desse país.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!