Limite de passageiros, sem conversa, álcool e mais: Ônibus em BH passam a ter novas regras; confira

onibus regras covid-19 coronavirus bh
Ônibus passam a ter novas regras a partir desta semana (Amanda Dias/BHAZ)

Limite de 10 passageiros em pé por coletivo, álcool em gel disponível e evitar conversa em pontos de ônibus. Essas são algumas das regras do transporte público de Belo Horizonte que entraram em vigor nesta semana após a flexibilização do comércio na cidade. As normas passaram a valer nessa segunda-feira (25).

Passageiros

Para os passageiros, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) determina que conversas durante as viagens e nas filas de espera em pontos de ônibus e estações sejam evitadas. A máscara deve ser item indispensável em todos os ambientes do transporte público – assim como na rua, em qualquer situação.

A adminstração municial ainda diz que as mãos devem ser higienizadas antes e logo após a utilização do transporte e que o passageiro deve priorizar o pagamento com cartão BHBus.

“Usuários idosos e pessoas em grupos de risco devem evitar, sempre que possível, o uso do transporte coletivo nos horários de pico”, diz parágrafo único do decreto 17.362, publicado no sábado (leia aqui).

Empresas

Já as empresas deverão respeitar um número limite de passageiros em pé: 10 em ônibus convencionais, 20 em ônibus articulados e 5 em miniônibus. “Os veículos deverão ser sinalizados com a nova capacidade de transporte e com os locais de posicionamento preferencial dos passageiros que, excepcionalmente, viajarem em pé”, diz o texto.

As concessionárias deverão, ainda, disponibilizar veículos reservas para que os intervalos entre as viagens, nos dias úteis, não sejam superiores a 30 minutos, nos horários de pico; e 40 minutos para horários fora de pico.

Além de higienizar todos os coletivos diariamente, as empresas deverão disponibilizar álcool em gel nos ônibus e também nas bilheterias. “Em cada ponto de venda, ácool em gel 70% ou produto indicado pelos órgãos de sáude”, afirma.

As concessionárias deverão disponibilizar álcool aos motoristas e trocadores, além de orientá-los sobre a forma correta de uso de máscaras. “Operadores que apresentem sintomas associados ao coronavírus não poderão operar os serviços de transporte coletivo”, determina a PBH.

Horários

Durante a fase de flexibilização, o horário da operação do transporte coletivo será entre 4h e 24h nos dias úteis e sábados, e entre 5 e 24h aos domingos e feriados. Os quadros de horários deverão ser encaminhados à BHTrans e publicados no Portal da PBH.

A BHTrans vai promover ações intensivas de informação e comunicação, com cartazes e avisos sonoros,  sobre as medidas de proteção individual a serem adotadas pelos usuários. As estações de integração e transferência terão os espaços demarcados para garantir o distanciamento entre os usuários nas filas. A limpeza e higienização de elevadores, escadas rolante e corrimãos das estações serão intensificadas.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!