PF faz operação contra blogueiros e políticos investigados por notícias falsas

Polícia Federal Fake News
Polícia Federal cumpre mandados desde o início da manhã desta quarta (Arquivo/Agência Brasil)

A PF (Polícia Federal) cumpre, desde o início da manhã desta quarta-feira (27), ordens judiciais de busca e apreensão contra políticos, empresários e blogueiros investigados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por propagação de notícias falsas e ataques à Corte.

Ao todo, 29 mandados estão sendo cumpridos no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina. Dentre os investigados estão o empresário Luciano Hang, dono da loja Havan; o blogueiro Allan Santos, do site Terça Livre; a militante bolsonarista Sara Winter e o político Roberto Jefferson, presidente do PTB e aliado recente de Jair Bolsonaro.

As ordens judiciais de busca e apreensão foram determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes.

Críticas

Pelas redes sociais, os investigados contestaram a operação (veja abaixo). O deputado estadual de São Paulo, Douglas Garcia, disse que a apreensão de celulares e computadores em seu gabinete é uma perseguição do STF.

Sara Winter, que também teve os eletrônicos levados pela Polícia Federal, atacou o ministro do STF. “Moraes, seu covarde, você não vai me cala”, escreveu.

Relembre

O inquérito que apura a propagação de notícias falsas e ataques ao STF foi instaurado pelo presidente da corte, ministro Dias Toffoli, no dia 14 de março de 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!