Minas pode registrar pico do novo coronavírus em 19 de julho; isolamento social contribui para adiamento

Mudança da data acontece devido ao isolamento social
Mudança da data acontece devido ao isolamento social (Banco de imagens/ShutterstockAlexandre Scotti/Imprensa MG)

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) alterou a previsão do pico da epidemia do novo coronavírus em Minas Gerais. A nova estimativa é que aconteça em 19 de julho. A informação foi apresentada durante coletiva nesta quinta-feira (28).

A previsão anterior era de que o pico acontecesse em 10 de junho, porém a adesão ao isolamento social fez com que a data fosse alterada, de acordo com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

“Atualmente, a previsão é que o pico ocorra dia 19 de julho. Esse constante adiamento da data de maior estresse assistencial está diretamente relacionado à manutenção do isolamento social, do uso de máscaras e de todas as demais orientações”, disse.

+ Minas tem quase 700 casos de Covid-19 em 24h e secretário fala em ‘lockdown’

Com a nova data estimada do pico, a previsão é de que Minas tenha de 2 a 3 mil casos em um único dia. O secretário destacou a evolução das curvas epidemiológicas que são acompanhadas pela SES.

“Em um primeiro momento, a previsão que tínhamos em relação à Minas Gerais era de um número muito elevado de acometidos pela doença, seguindo uma tendência nacional. Com o passar do tempo e com o isolamento social já em andamento, percebemos que esta quantidade foi diminuindo”, afirmou.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Com Agência Minas

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!