Facebook fará verificação de identidade para conter informações falsas e robôs

facebook combate fake news
Medidas já valiam para páginas e agora se aplicam a perfis pessoais (Banco de imagens/Pixabay)

O Facebook anunciou, nesta sexta-feira (29), que vai começar a verificar a identidade de perfis que têm publicações populares e com grande alcance. A medida, a princípio válida apenas nos Estados Unidos, tem o objetivo de combater os robôs da internet e garantir que todo o conteúdo seja autêntico e venha de pessoas reais.

A medida já era válida para páginas de grande alcance e agora passa a se aplicar também a perfis pessoais. De acordo com o anúncio da rede social, serão verificadas as contas que têm padrão não autêntico e cujos posts viralizam rapidamente.

“Nós queremos que as pessoas se sintam confiantes de que entendem quem está por trás do conteúdo que estão vendo no Facebook, e isso é particularmente importante quando se trata de conteúdo que está alcançando muitas pessoas”, explicou a empresa.

Redução do alcance

O Facebook informou ainda que, caso o dono do perfil opte por não fazer a verificação ou a identidade fornecida não esteja de acordo com a informada no perfil, a distribuição do post viral será reduzida para que alcance menos pessoas.

Se o perfil for administrador de alguma página, ele também precisará passar por uma autorização de publicação e não poderá publicar nada até que a verificação esteja finalizada.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!