Home NotíciasInternacionalFacebook fará verificação de identidade para conter informações falsas e robôs

Facebook fará verificação de identidade para conter informações falsas e robôs

facebook combate fake news

O Facebook anunciou, nesta sexta-feira (29), que vai começar a verificar a identidade de perfis que têm publicações populares e com grande alcance. A medida, a princípio válida apenas nos Estados Unidos, tem o objetivo de combater os robôs da internet e garantir que todo o conteúdo seja autêntico e venha de pessoas reais.

A medida já era válida para páginas de grande alcance e agora passa a se aplicar também a perfis pessoais. De acordo com o anúncio da rede social, serão verificadas as contas que têm padrão não autêntico e cujos posts viralizam rapidamente.

Leia mais: ‘População mais pobre infectada pelo coronavírus protege os ricos’, aponta biólogo

“Nós queremos que as pessoas se sintam confiantes de que entendem quem está por trás do conteúdo que estão vendo no Facebook, e isso é particularmente importante quando se trata de conteúdo que está alcançando muitas pessoas”, explicou a empresa.

Redução do alcance

O Facebook informou ainda que, caso o dono do perfil opte por não fazer a verificação ou a identidade fornecida não esteja de acordo com a informada no perfil, a distribuição do post viral será reduzida para que alcance menos pessoas.

Leia mais: Imagem de ‘Jesus’ em tronco de árvore intriga pessoas: ‘Perfeição’

Se o perfil for administrador de alguma página, ele também precisará passar por uma autorização de publicação e não poderá publicar nada até que a verificação esteja finalizada.

Giovanna Fávero

Giovanna Fávero

Estudante de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Escreve com foco na área de Guia e Cultura no BHAZ.

Comentários