Bares em Sete Lagoas podem abrir, mas consumo de bebidas alcoólicas é proibido

A prefeitura flexibilizou atividades como shoppings e restaurantes (Luiz Claudio Alvarenga/Prefeitura de Sete Lagoas/Divulgação + @prefeituradesetelagoas/Instagram)

Dando mais um passo na flexibilização das atividades comerciais na cidade, a prefeitura Sete Lagoas, na região Central de Minas, adaptou as medidas para a reabertura de alguns estabelecimentos. Os bares, que podem funcionar até as 22h, não poderão vender bebidas alcoólicas para consumo no local.

Após uma reunião nessa sexta-feira (29), o Comitê Gestor de Crise do Coronavírus de Sete Lagoas, foi determinada a proibição do consumo de bebida alcoólica nos bares. Já havia sido decretado que, em estabelecimentos híbridos, como “bares-restaurantes”, devem ser mantidas apenas atividades relacionadas à alimentação.

Nesses locais, também não podem ser realizadas atividades de entretenimento, como shows e festas, e os estabelecimentos devem limitar em até 50% a capacidade de lotação do local.

Nos estabelecimentos que ficam dentro dos shoppings da cidade, também é proibida a venda de bebidas alcoólicas para consumo no local. O comitê também determinou a suspensão de atividades promocionais, de lazer e de entretenimento nesses locais.

Os shoppings da cidade estão funcionando, mas em horários reduzidos. O Pátio Lagoa Shopping pode abrir das 10h às 18h e o Shopping Sete Lagoas teve o horário estendido e pode funcionar das 12 às 20h. Algumas outras atividades comerciais fora dos shoppings também foram liberadas, mas com restrição de horário.

As atividades físicas a céu aberto, inclusive com orientação de personal trainner ou profissional de educação física, foram liberadas após a deliberação do comitê. As lojas de rua, aos sábados, terão o horário ampliado para funcionamento das 9h às 15h.

Academias, estúdios de tatuagem, boates, estúdios de fotografia, cinemas, feiras e agências de viagem são alguns dos estabelecimentos que ainda não têm o funcionamento autorizado em Sete Lagoas.

Covid-19 em Sete Lagoas

A cidade de Sete Lagoas registra 27 casos confirmados de Covid-19 e uma morte causada pela doença. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Sete Lagoas, 1569 casos foram notificados, dos quais 1014 seguem em análise e 528 já deram negativo para Covid-19. 

Quatro pacientes estão internados com síndrome respiratória aguda grave, sendo um positivo do Rio de Janeiro, dois positivos de cidades vizinhas (Capim Branco e Pompéu) e um aguarda resultado. Dois pacientes tiveram alta na quinta-feira.

O prefeito da cidade, Duílio de Castro, testou positivo para Covid-19, mas já recebeu alta hospitalar.

+ Prefeito de Sete Lagoas testa positivo para o novo coronavírus e é internado

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, a taxa de ocupação em leitos de UTI no município segue sob controle. “Em abril, houve apenas 15,4% dos leitos ocupados no Hospital Municipal. Em maio, a taxa foi de 20,5%. Já na UPA, a taxa ficou em 10% entre os leitos de baixa complexidade e de 2% de alta complexidade”, justifica.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!