Covid-19: Minas tem quase 10 mil casos confirmados; 263 pessoas morreram

Isolamento deve permanecer em Minas Gerais (Amanda Dias/BHAZ)

Até o momento foram 9.630 casos confirmados do novo coronavírus, em Minas Gerais, de acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde), na manhã deste sábado (30).

No estado, foram registradas 263 mortes em decorrência da Covid-19. 4.710 casos estão sendo monitorados e 4.657 pessoas receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 14 dias sem intercorrências.

Belo Horizonte, permanece no topo da lista com 1.729 casos da doença e 49 mortes. Em segundo lugar, a cidade de Juiz de Fora, com 582 casos confirmados e 29 óbitos.

Em Minas, a média de idade dos casos confirmados é de 42 anos e 78% têm entre 20 e 59 anos. Os homens foram os mais infectados: 54% do total.

Isolamento deve permanecer

Em coletiva de imprensa realizada nessa sexta-feira (29), o secretário adjunto da SES-MG, Marcelo Cabral, pediu para que as pessoas mantenham o distanciamento social.

Mesmo nas cidades onde a flexibilização da economia já começou, como no Vale do Aço, quem pode, deve ficar em casa. “Não relaxem, Procurem adotar os cuidados de distanciamento social, de isolamento. Só vão às ruas aqueles que realmente necessitarem”, enfatizou Cabral.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.


Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!