Deputado bolsonarista publica foto com referência nazista: ‘Bigode de Hitler’

saudacao nazista andre fernandes
O deputado estadual André Fernandes (PSL-CE) publicou uma foto imitando uma saudação nazista e com o ‘bigode de Hitler’ (Reprodução/Twitter)

O deputado estadual do Ceará, André Fernandes (PSL), foi criticado nesse sábado (30), por uma série de fotos publicadas no seu Instagram. Em uma delas, o parlamentar aparece com um bigode característico de Adolf Hitler e com o braço erguido, imitando uma saudação nazista.

Apologia ao nazismo é crime no Brasil. O artigo 20 da Constituição de 1988 veda a divulgação de símbolos ou referências nazistas. “§ 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.”

André Fernandes se tornou conhecido depois que começou publicar nas redes sociais vídeos em apoio ao então candidato à presidência da república Jair Bolsonaro (PSL). A projeção foi tanta, que ele conseguiu se eleger para uma cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará.

A explicação de André Fernandes

Fernandes se manifestou pelo Twitter, alegando que a foto é antiga e foi tirada de contexto.

“Dia 1º de maio, de 2019, quando fui tirar minha barba, fiz esses stories e uma grande parte de vocês deve lembrar! Acreditem, pegaram a minha foto chamando um genocida, de FDP e estão dizendo que ando fazendo saudação nazista. Tiram do contexto pra atacar!”, tuitou o parlamentar.

“Ainda assim tem gente dizendo que fiz uma piada com saudação. Porra, FDP não significa Flor De Pessoa, FDP significa FILHO DA P***. No meu tempo isso era um xingamento, não uma saudação amorosa! Chamar alguém de genocida, filho da p*** nunca foi saudação amorosa, e sim um xingamento! Quem ignora isso, não faz por falta de interpretação de texto, faz por mau-caratismo mesmo! Defendo a liberdade de expressão e não vou apagar nenhum comentário me criticando por isso”, continuou.

Além disso, o deputado também ameaçou processar pessoas e veículos que publicassem a imagem o criticando. “Mas já deixo claro que famosinho ou jornaleco que publicar minha foto tirando do contexto pra me atacar, VAI TOMAR PROCESSO! Vai ser lindo explicar na JUSTIÇA que chamar alguém de FILHO DA P*** não é piada, e sim uma crítica!”, tuitou André.

No entanto, uma pessoa no Twitter apontou que Fernandes adulterou a imagem e que a legenda da foto era “DITADOR”, e não “GENOCIDA FDP”, como o parlamentar usou como justificativa.

Representação no Conselho de Ética da ALCE

O presidente da ALCE (Assembleia Legislativa do Ceará), José Sarto, se manifestou pelo Twitter. “Denúncias de quebra de decoro parlamentar são tratadas no âmbito do Conselho de Ética da @Assembleia_CE a partir de representações”, escreveu. Segundo Sarto, já existem pelo menos três representações contra o deputado André Fernandes no Conselho de Ética da ALCE, registradas pelo PSOL, PDT e PSDB.

Quem também se manifestou contra o ato de André foi o secretário de segurança do Ceará, André Costa.

“Não existem contextos ou justificativas para a utilização indiscriminada de qualquer saudação ou simbologia nazista. Um regime que dizimou milhões de pessoas deve ser absolutamente desprezado”, tuitou o secretário.

Moisés Teodoro[email protected]

Analista de mídias digitais, fotógrafo e produtor audiovisual no BHAZ. Formado em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário UNA. No portal desde abril de 2019, também já atuou como analista de conteúdo patrocinado e repórter. Esteve em grandes coberturas como o carnaval de BH e eleições municipais. Participou de reportagens vencedoras do prêmio CDL/BH de Jornalismo em 2021 (primeiro lugar na categoria internet) e em 2019 (segundo lugar na categoria internet).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!