166 funcionários de empresa chinesa em Minas testam positivo para Covid-19

Unaí tem, até o momento, 203 casos confirmados de Covid-19 (Reprodução/Facebook Prefeitura de Unaí)

A cidade de Unaí, no Noroeste de Minas Gerais, está em alerta depois que pelos menos 166 trabalhadores de uma empresa agrícola chinesa testaram positivo para a Covid-19. A LongPing High-Tech (leia a nota abaixo na íntegra), precisou fazer uma testagem em massa em mais de 250 funcionários após um colaborador apresentar sintomas da doença.

Com a pressão da população, o prefeito José Gomes Branquinho (PSDB) assinou um decreto municipal para tentar conter o avanço do novo coronavírus na cidade.

“Colocamos em decreto que essas pessoas deverão obedecer o distanciamento. Elas não vão à agência de banco para receber [o salário] e terão serviço de segurança na hospedaria. Eles serão controlados, serão monitorados por uma empresa de segurança. Vão sair da hospedaria, entrar no ônibus, fazer seu trabalho, voltar para a hospedaria e não vão sair mais. Isso que acertamos com a empresa”, disse em vídeo publicado no Facebook da prefeitura.

https://www.facebook.com/PrefeituradeUnai/videos/259049968485418/

De acordo com o último balanço divulgado pela prefeitura nesse sábado (30), Unaí tem 203 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus.

Apesar do número que disparou com a testagem na companhia chinesa, o prefeito pediu calma à população.

“Não há motivos para ficarmos alarmados. Não há motivos para preocupação exagerada. Estamos buscando todos os meios possíveis para proteger a saúde da nossa população. Esses trabalhadores estão sem sintomas. Eles não estão hospitalizados e estão em isolamento. Eles não vão sair”, garantiu.

Nota da LongPing High-Tech

“A LongPing High-Tech esclarece que sempre cumpriu com todos os termos dos decretos municipais aplicáveis a suas atividades e que não mede esforços para preservar a saúde de seus funcionários e da população de Unaí e região.

Mesmo tomando as devidas precauções e adotando todas as medidas recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), um funcionário apresentou sintomas da Covid-19, fato que motivou a empresa a realizar mais de 250 testes, incluindo contratados, terceirizados e funcionários do hotel onde os trabalhadores se hospedam.

Todos os trabalhadores do hotel e terceiros testaram negativo. Os funcionários da empresa que indicaram Covid-19 ativa foram imediatamente isolados e permanecem em quarentena, conforme recomendação médica e da OMS.

Os resultados foram informados às autoridades sanitárias para as devidas providências e orientações e a empresa está trabalhando em parceria com as autoridades do município.

Todos os indivíduos que apresentaram teste positivo passam bem, estão assintomáticos e com evolução favorável da doença, não sendo necessário até o momento internação hospitalar.

A LongPing esclarece ainda que não é possível determinar qual a origem da contaminação, uma vez que os trabalhadores estão na região pelo menos desde o início de abril.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!