Site da PBH mostra informações sobre reabertura da economia na capital

pbh site reabertura
Site vai mostrar informações sobre a reabertura do comércio na cidade (Amanda Dias/BHAZ)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) lançou um site (veja aqui) onde é possível acompanhar as informações e protocolos que tem determinado a reabertura gradual da economia na cidade. Alguns setores seguem fechados por causa da pandemia da Covid-19.

O portal contém informações sobre horários e setores que estão autorizadas a funcionar na capital. Além disso, estão disponíveis boletins epidemiológicos e decretos da PBH. De acordo com o portal, o nível de alerta em Belo Horizonte é vermelho, o mais crítico.

A elevação do nível impediu que a prefeitura permitisse o funcionamento de novos setores da economia a partir desta segunda (1º), conforme anunciou o prefeito Alexandre Kalil (PSD), na última sexta (29).

+ Kalil breca flexibilização do comércio em BH e sinaliza mais rigor em 10 dias: ‘Estamos muito assustados’

Caso o nível não saia do vermelho nesta semana, o prefeito não descarta fechar todo o comércio da cidade para frear o avanço da doença. “Deus permita que na próxima sexta não tenhamos que fazer lockdown. As curvas [da Covid-19] no interior estão assustadoramente exponenciais”, disse.

Reabertura gradual

A PBH anunciou, no dia 22 de maio, a reabertura gradual do comércio na cidade após dois meses de suspensão dos setores não essenciais para conter o novo coronavírus na capital.

O plano, chamado de “flexibilização intermitente”, funciona como uma gangorra: caso os números de contaminação da capital melhorem, a flexibilização aumenta; se piorar, fecha tudo novamente.

Na primeira semana, com o nível em amarelo, a prefeitura liberou setores da capital. No entanto, a flexibilização gerou aumento no movimento de pessoas, o que pode ter aumentado o número de casos da doença. Por isso, o município entrou no nível vermelho.

+ Saudade de comprar, fila, alívio e preocupação: Oiapoque tem reabertura movimentada

Agora, o comitê de combate ao novo coronavírus, criado pela prefeitura, vai observar o grau de contaminação na capital para decidir sobre os rumos da flexibilização.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!