Apresentador da Globo viraliza com discurso emocionante sobre racismo

Apresentador fez discurso emocionante sobre racismo (Reprodução/Instagram/@thioliveiras)

O jornalista Thiago Oliveira, da Globo, virou assunto nas redes sociais, ao longo desta terça-feira (2), por conta de um discurso sobre racismo. Ele falava sobre o assassinato do norte-americano George Floyd, que rende manifestações nos EUA há pelo menos quatro dias, quando mandou o recado para telespectadores do programa Hora Um.

Thiago dividia a atração com o também jornalista Roberto Kovalic, quando foi questionado pelo colega sobre o que achava mais chocante de todo o caso envolvendo a morte de George. Foi então que “soltou o verbo”.

“Chocante é você imaginar que isso sempre aconteceu, mas não tinha na ocasião um celular para gravar o vídeo e áudio. É isso que nos machuca. Isso acontece diariamente lá nos Estados Unidos, no mundo todo, e sobretudo, aqui no Brasil”, começou o apresentador.

Ele emendou citando as manifestações que ocorrem nos EUA após a morte de George. “Tem uma coisa que é extremamente importante da gente dizer, os atos que estamos acompanhando são extremamente importantes para fazer barulho, mas atos pacíficos para a gente não perder a força e, mais do que isso, não é uma briga de negros e brancos. É uma briga contra os racistas”, destacou. 

“O meu sonho, aos 35 anos, é de que eu veja de fato aquela frase ‘racistas não passarão’, porque se unirmos os brancos, os amarelos, os negros, aí sim a gente vai conseguir. Não é prepotência ou vitimismo porque nos últimos anos a gente sempre escutou isso: ‘Ah o Thiago, que é negro, se fala determinada coisa é porque ele se faz de vítima’. A gente escuta isso, ao longo dos últimos anos, diariamente. Não é vitimismo, é realidade”, disse. 

Ao fim do discurso, Thiago convidou os telespectadores para uma importante reflexão. “Pense agora você, com a sua família, se você gostaria de ser tratado e de ter o mesmo tratamento que o negro teve nos últimos anos. Responda pra você. Será que você iria responder ‘sim’ ou naturalmente você iria falar ‘não’. E o ‘não’ é compreensível porque o racismo está camuflado e enraizado. Mas a partir do momento que você tem essa resposta dentro de si, você vai entender que não é vitimismo”, declarou. 

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!