Secretário de Saúde diz que ‘há perspectiva’ de nova abertura do comércio em BH e cita data para shoppings

Segunda fase da flexibilização pode acontecer na semana que vem
Segunda fase da flexibilização pode acontecer na semana que vem (Amanda Dias/BHAZ)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) deve autorizar a reabertura de outros setores do comércio em meio à pandemia do novo coronavírus. A segunda etapa da flexibilização poderá ocorrer a partir da próxima semana.

Secretário municipal de Saúde, Jackson Machado disse à Itatiaia que “há uma perspectiva de uma nova abertura na segunda-feira (8)”. Os indicadores – taxa de transmissão e ocupação de leitos de UTI e enfermaria – seguem preocupando o Executivo municipal.

“É verdade que os indicadores estão um pouco preocupantes, a exemplo do que aconteceu na semana passada, quando tivemos que interromper o processo de flexibilização”, pontuou.

Jackson Machado disse que a decisão será tomada na sexta-feira (5), após análise dos indicadores deste dia.

Shoppings e mais

O titular da pasta também comentou sobre a possível reabertura dos shoppings. De acordo com Jackson, a medida deverá ocorrer ainda em junho. “Pode ser que no dia 22 aconteça a abertura de shoppings”, informou.

Somente os shoppings populares, como Oiapoque e Uai, estão autorizados a funcionar na capital mineira.

Já os bares e restaurantes devem demorar um pouco mais, pois estudos criteriosos precisam ser realizados. “Os distanciamento entre as pessoas nesses locais tem quer ser garantido, os alimentos têm que vir cobertos”.

As academias também seguem sem data para serem abertas ao público. Para isso acontecer, um série de medidas sanitárias precisam ser tomadas. Higienização dos equipamentos antes e após o uso é uma delas.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!