Plantão da Globo é disparado, assusta brasileiro e constrange Bolsonaro: ‘Tiro no pé’

plantao da globo bolsonaro
Plantão da Globo foi disparado nessa sexta-feira (Reprodução/TV Globo)

O temido Plantão da Globo foi disparado na noite dessa sexta-feira (5), interrompeu a novela, assustou os telespectadores e, de quebra, desmoralizou manobra do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), para ofuscar os dados da Covid-19 no país. A alternativa da emissora tem repercutido nas redes desde então.

“São 21h45 agora pelo horário de Brasília. O Ministério da Saúde acaba de divulgar que 30.380 brasileiros entraram nos registros oficiais de casos de Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem agora um total de 645.771 infectados”, afirmou o apresentador William Bonner.

“Dissemos que você teria esses números assim que fossem anunciados, estamos aqui cumprindo o que nós dissemos”, explicou o jornalista que comanda o principal telejornal do país. “E, mais uma vez, fica aqui o registro da nossa solidariedade a todas as famílias brasileiras enlutadas pela pandemia”, encerrou o plantão.

Embate

O tradicional boletim diário para informar os contaminados e mortos por Covid-19 no Brasil foi atrasado nesta semana pelo governo federal. Ao ser questionado o motivo da medida, Bolsonaro afirmou na sexta-feira que “ninguém tem que correr para atender a Globo”.

“Acabou matéria do Jornal Nacional”, complementou. Em seguida, o mandatário argumentou que o atraso seria para o governo pegar dados mais consolidados, mas não conseguiu explicar por que essas mesmas estatísticas foram consolidadas e divulgadas mais cedo, por mais de dois meses.

A Globo, por sua vez, afirmou que “o público saberá julgar se o governo agia certo antes ou se age certo agora. Saberá se age por motivação técnica, como alega, ou se age movido por propósitos que não pode confessar mais claramente”.

“Os espectadores da Globo podem ter certeza de uma coisa: serão informados sobre os números tão logo sejam anunciados porque o jornalismo da Globo corre sempre para atender o seu público”, disse, por nota.

‘Tiro no pé’

Nas redes sociais, como de praxe, críticas, análises e brincadeiras. Boa parte das manifestações sustentava que a medida de Bolsonaro para ofuscar a publicização dos dados da Covid-19.

“O Plantão da Globo foi usado para noticiar o numero de mortos pela Covid-19, se o governo pensou que iria desmobilizar a noticia, acabou de dar um tiro no pé, o Plantão Globo ecoa muito mais forte na cabeça do brasileiro”, afirmou um usuário.

Thiago Ricci[email protected]

Editor-executivo do BHAZ desde agosto de 2018, cargo ocupado também entre 2016 e 2017. Jornalista pós-graduado em Jornalismo Investigativo, pela Abraji/ESPM. Editor-chefe do SouBH entre 2017 e 2018; correspondente do jornal O Globo em Minas Gerais, entre 2014 e 2015, durante as eleições presidenciais; com passagens pelos jornais Hoje em Dia e Metro, TVs Record e Band, além da rádio UFMG Educativa, portal Terra e ONG Oficina de Imagens. Teve reportagens agraciadas pelos prêmios CDL, Délio Rocha, Adep-MG e Sindibel.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!